Descrença e revolta

É inadmissível que governo e parlamentares permaneçam de braços cruzados diante de um fato revoltante: as obras do contorno viário da Grande Florianópolis, que irá desafogar a BR-101 nas áreas urbanas entre Biguaçu e Palhoça, só ficarão prontas em 2020. E já se passaram 10 anos de omissão do poder público, a começar pela prefeitura de Palhoça, que autorizou a construção de conjuntos residenciais no traçado da rodovia. Agora, faltam indenizações e tudo se empurra com a barriga; danem-se os que precisam diariamente cortar a 101.

Continua depois da publicidade

Os parlamentares federais não se mobilizam e ao governo do Estado cabe a simplória desculpa de que essa é uma obra federal. Então que se transforme de vez Santa Catarina numa capitania hereditária e entregue a gestão ao poder de Brasília.

É oportuno lembrar que em 1989, a duplicação da BR-101 engatinhava na burocracia da Brasília. Nesse período, nosso Estado foi sacudido por um desastre em Tijucas, onde morreram 18 religiosos.

O DC também largou um editorial na capa com o título: Basta! A partir daí, foram colhidas mais de 1,3 milhão de assinaturas em um abaixo-assinado entregue ao então presidente Fernando Henrique Cardoso pedindo a duplicação, que rapidamente saiu do papel.

Continua depois da publicidade

Quem sabe a sociedade se mobiliza novamente com mais um abaixo-assinado pela conclusão rápida do contorno da Grande Florianópolis.

 

Confira: Lentidão na recuperação da Hercílio Luz

Senadores petistas deviam aprender com o decoro Paulo Paim

 

Tacada de mestre
Nos bastidores políticos do Estado o comentário é um só: a tacada de mestre do governador Eduardo Pinho Moreira, que foi pessoalmente ao encontro do presidenciável Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, articular a coligação do PMDB com o PSDB. A leitura é que, ao ir direito negociar com o andar de cima, Pinho Moreira coloca sua candidatura à reeleição em outro patamar.

 

Semelhanças
Melania Trump, Marcela Temer e Nicole Rocha Moreira têm algo em comum: são mais jovens que seus maridos e não falam em público.

 

Já pra Serra!
Serra catarinense estará  lotada neste feriado de 1º de maio. O Sunset Festival organizado pela vinícola Monte Agudo, em parceria com a Check- In 4 Wine, já está com todos ingressos vendidos e com longa lista de espera. O festival será no jardim da vinícola, e a ideia, além de beber vinho, espumante e degustar produtos artesanais de altíssima qualidade, é estender as toalhas de piquenique pelo jardim e contemplar o pôr do sol e a lua cheia. 

Continua depois da publicidade

A vinícola Thera, em Bom Retiro, também registra um grande número de reservas para este fim de semana, em especial para Wine Bar Thera by Dijon, comandado pelo chef Fernando Giusti. 

 

Confira: Frutas finas da Serra catarinense estão em alta

 

Toques

ALMOÇO – Publicitário Roberto Costa, também apaixonado pelo Figueira, convida para um almoço em torno de Claudio Vernalha, presidente e principal investidor do clube, e treinador Milton Cruz, com as esposas, no próximo sábado na sua  casa na  Cachoeira do Bom Jesus. 

 

LUTO – O Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Cataria (PMSC) lamentou, em comunicado, o falecimento do tenente-coronel Marcus Roberto Claudino. Oficial lutava contra um câncer no pâncreas e faleceu na segunda-feira por causa de uma infecção generalizada.Recentemente, estava à frente do SOS Desaparecidos da PMSC. Deixou  esposa e dois filhos.

 

DE MAL A PIOR – Moradores do norte da Ilha que trafegam pela SC-401 todos os dias querem saber que tipo de recapeamento estão fazendo nessa via, que tá ficando quase pior que os buracos. 

Continua depois da publicidade

 

Leia outras publicações de Cacau Menezes

Veja as fotos da Coluna do Cacau