A barca vai passar na Universidade Federal de Santa Catarina. O decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro para extinguir cargos, funções e gratificações na administração pública atingiu em cheio a área de educação, principalmente as universidades públicas federais. Das 21 mil vagas eliminadas pelo governo, ao menos 13.710 estão nas instituições de ensino superior, o que corresponde a 65% do total do corte. Informações colhidas pelo Serviço Secreto do Cacau dão conta de que dezenas de funcionários perderão seus cargos ou gratificações na UFSC.
Continua depois da publicidade
Dedo na ferida
O Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, da comarca da Capital, registrou ao longo da Semana da Justiça pela Paz em Casa, de 11 a 17 deste mês, a média de quase sete medidas protetivas diariamente concedidas em favor de mulheres apreensivas com a agressividade de seus companheiros. Neste mesmo período, o juiz Marcelo Volpato de Souza, titular da unidade, presidiu ainda 31 audiências e prolatou 45 sentenças.
Geral no aeroporto
Cabeludo e sempre de óculos escuro, inclusive à noite, o nosso Jair de Oliveira foi surpreendido anteontem ao chegar ao aeroporto de Florianópolis, na sua volta para a Dinamarca. Convidado pela Polícia Federal para uma revista reservada, Jair teve que ficar nu na frente dos agentes para provar que não levava nada proibido no corpo. “Tudo com muito respeito”, faz questão de dizer.
Cultura pop
Em "Narrativas absurdas: verdades contadas por um mentiroso", que será lançado hoje, às 19h, no Museu Escola de Santa Catarina, Gelci José Coelho, o Peninha, multiartista, pesquisador, museólogo, conhecido guardião das tradições das culturas populares do litoral de Santa Catarina, nos traz um texto mágico (que dúvida!) que mescla sua história de vida com lendas, contos e casos raros.
Um tesouro de literatura de realismo mágico e um belo registro da cultura popular e, especialmente, da cultura pop dos tempos do Studio A2 de Beto Stodieck e Luis Paulo Peixoto – com quem trabalhou – do Palhostock e da cena artística da Ilha nos anos 1970. Além de grande artista, Peninha foi fiel seguidor do mestre Franklin Joaquim Cascaes, com que trabalhou por mais de uma década. Foi um dos notáveis da nossa geração.
Continua depois da publicidade
Toques
Níver
A banda Dazaranha vai tocar no Ricaldinho da Ilha neste sábado, a partir das 12h, na sede do Clube Náutico Francisco Martinelli, no Aterro da Baia Sul, onde também estará a bateria da Consulado para encerrar a festa.
Retratos
Após um ano posicionado nas principais ruas e praças de Floripa, capturando rostos de anônimos e personalidades por meio de câmeras lambe-lambes, o fotógrafo Radilson Gomes abre, na Fundação Cultural Badesc, nesta sexta-feira, véspera do aniversário de 346 anos de Florianópolis, a exposição Floripa em 3×4. A mostra reúne mil retratos que revelam a diversidade étnica e cultural de quem passa, vive e constrói a capital do Estado. A entrada é gratuita.
Em aquarelas
O Morro da Cruz foi transformado em aquarela pela arquiteta e artista manezinha Gabriela Luft e fará parte da segunda edição do Livro Floripa, Sua Linda!. A obra traz 450 aquarelas que contam a história e as belezas naturais da Ilha da Magia e será lançada no próximo dia 10, na Casa José Boiteux, no Centro de Florianópolis.