De acordo com um novo estudo publicado no periódico The Lancet, beber mais do que o limite diário recomendado de vinho ou cerveja reduz a expectativa de vida em meia hora. Segundo os pesquisadores, cinco taças padrão de vinho de 175 ml ou cinco doses de cerca de 480 ml de cerveja por semana são o limite de segurança. Isso equivale a 100 gramas de álcool. Consumir mais do que isso aumenta o risco de acidente vascular cerebral, aneurisma fatal, insuficiência cardíaca e morte, principalmente depois dos 40 anos de idade. Para chegar a essa conclusão, os cientistas observaram os dados de 600 mil consumidores por meio da análise de 83 estudos em 19 países.

Continua depois da publicidade

Conclusão do colunista: para viver 30 minutos a mais a cada vez que sai para tomar umas é só você deixar de lado a saideira. Ein prosit! 

 

Terra em transe

Escritor Ralph Viana entende que o Brasil rapidamente está se transformando num país fundamentalista. O que mais o deixa preocupado neste momento nacional é o estado de transe coletivo em que estamos mergulhando. O transe é um estado hipnótico em que a pessoa perde a capacidade de raciocínio, agindo padronizadamente conduzida por estímulos. Há transes clínicos, religiosos, políticos. O fanatismo é a vertente mais grave, onde a crença numa ideologia, numa religião ou num líder faz a pessoa perder qualquer senso crítico, colocando suas posições acima da condição humana.

Continua depois da publicidade

 

Confira as fotos imagens da Coluna do Cacau deste fim de semana

Leia outras publicações de Cacau Menezes

Veja também:

Além do futebol: coisas que não se pode deixar de ver em Moscou

Disputa para o senado será de arrebentar o cano da espingarda