Frase de um conhecido filósofo do cotidiano da Ilha de Santa Catarina, ouvida ontem no balcão do Bar do Alvim, comentando a reação do governador e do prefeito de Floripa com a boa colocação no ranking de promessas cumpridas: “Realmente o Brasil ainda tem muito a evoluir. Até quando político vai continuar achando que cumprir promessa é um grande mérito e não uma mera obrigação?”

Continua depois da publicidade

Pais e filhos

O médico psiquiatra Francisco Baptista, baiano radicado há décadas em Floripa, e com muitos amigos na cidade, entregou os originais de seu próximo livro à Editora Insular: “O Sucesso é uma escolha – Pais não são responsáveis pelo destino dos filhos”. Lançamento será no início de março e proporcionará uma reflexão sobre os diversos fatores que levam as pessoas a um nível de realização e de conquistas acima da média.

A primeira baixa

Renê Curial veio de Porto Alegre na década de 70 ainda jovem, cabeludo, baterista de rock, cheio de sonhos. Marido da Marta Curial, fez rapidamente muitos amigos na cidade. E mais tarde dois filhos. Trabalhou na RBS TV na sua implantação. Era craque em produções de vídeos comerciais. Ganhou credibilidade com um belo trabalho. E curtiu a cidade como se fosse sua. Inclusive com todas as nossas loucuras da juventude transviada numa época sem muita patrulha e sem o rigor da politicamente correto, essa caretice que cerceia a liberdade dos diferentes, como se todo mundo tivesse que dizer ou viver como os outros querem. Renê Curial foi cremado quinta-feira em Palhoça e essa, com certeza, vai ser uma das mortes mais sentidas do ano novo.  

Uma fera na Ilha

Raul de Souza, citado diversas vezes como um dos maiores trombonistas do mundo por revistas especializadas como a Down Beat, Billboard, Rolling Stones e Cash Box, da excepcional safra de instrumentistas brasileiros como  Sérgio  Mendes, Dom Um, Naná Vasconcellos, Airto Moreira, Flora Purim, Egberto Gismonti e Hermeto Pascoal, dentre outros, está em Floripa a convite do seu amigo Alegre Correa para dois compromissos domingo no Campeche: na vivência artística, no Centro Cultural Clube 55. no Campeche, o músico falará sobre sua trajetória, formação e os grandes nomes com quem tocou nas maiores casas de jazz do mundo. E depois, no mesmo dia, às 22h, fará um show super bem acompanhado na charmosa Cervejaria O Pátio, também no Campeche. Imperdível.

Continua depois da publicidade

Vivem mais
Falei na sexta-feira para o Mario Motta, no Jornal do Almoço, que a primeira semana do ano merecia uma boa notícia. Que foi essa para quem não pôde ver o programa: Estudos de especialistas comprovam que os aniversários fazem bem para a saúde das pessoas. Está provado que as pessoas que fazem mais aniversários vivem mais. 

Exame de PSA

O Sindicado dos Laboratórios de Santa Catarina (Sindilab/SC), em  resposta à nota Sugestão publicada nesta coluna na  quinta-feira, que trata sobre a coleta de sangue para exame PSA, confirma que mantém processo contínuo de treinamento dos seus colaboradores e grande parte destes laboratórios participa de Programas de Qualidade em nível nacional, que exigem a comprovação dos treinamentos dos funcionários, a fim de garantir a segurança do paciente. Acredita que o tema abordado tenha sido um caso isolado, pois é praxe repassar  detalhadamente ao paciente todas as informações antes da realização de exames de qualquer natureza.

Se melhorar estraga
Primeira semana do ano foi perfeita: muito sol, boas baladas, mar azul e transparente, lua cheia e mulherada de cinema. Tem gente que prefere a neve em Nova York. 

Quem manda
No Rio Janeiro, o presidente da Associação de Moradores de Madureira, Jefferson Marcelo, 41 anos, seguiu o regulamento. Procurou a polícia para denunciar que milicianos estavam se instalando na região do bairro.
O que aconteceu com ele? Foi enforcado. 


TOQUES

CASCAES NO TEATRO – Franklin Cascaes estaria completando 115 anos. A memória do nosso “bruxo” será lembrada neste sábado, às 20h, com a estreia no Teatro Bacchus Cavea, na Nau Catarineta, atrás da Casa Açoriana, no calçadão, perto da Igreja de Santo Antônio de Lisboa, o espetáculo “Cascaes – Memórias do Homem de Argila Crua”. No palco, a Cia Aérea, premiado grupo de teatro da Ilha, com direção da Cia Teatral Périplo Companhia, da Argentina. 

PLÁSTICA – Ao se despedir, por motivo de aposentadoria, o cirurgião plástico Vilberto Vieira transferiu o conceituado consultório para seu sócio, o cirurgião plástico Leandro Grangeiro, no Hospital Baía Sul, em Floripa. Continua em boas mãos.
 
FESTA ROCKER – Festejado pela galera das motocicletas e aqueles que curtem um visual ‘velho oeste’, o Doctor Julio Pub, na entrada de Ratones, comemora dois anos neste domingo com uma festa para toda a família. Com direito até a espaço para a criançada, o evento começa às 16h e o rock n’ roll fica a cargo do já tradicional Quarteto Banho de Lua.

Continua depois da publicidade

 

Confira todas as publicações da Coluna do Cacau

 

Leia também:
Leitor do Oeste protesta contra quem não quer “turistas pobres” no litoral

 

Moradores de Balneário Camboriú reclamam e prefeito quer “engordar” a faixa de areia