O crime, além de ser organizado, certamente conta com a consultoria de ex-policiais ou ex-militares para o refinamento das ações como a do aeroporto de Cumbica: planejamento detalhado, ensaios criteriosos, disciplina e coordenação são atributos aprendidos e desenvolvidos, inicialmente, em ambientes escolares que somente as academias militares e policiais possuem. Ou seja, as investigações devem estar procurando por dissidências dentre das próprias fileiras – ou – o que dificulta tudo – a participação de assessores ligados a organizações terroristas estrangeiras.

Continua depois da publicidade

Um funcionário do aeroporto, que armou o falso sequestro de sua família, já confessou que ajudou a quadrilha na ação.

“Sextortion”

 AbraHosting (Associação Brasileira das Empresas de Infraestrutura de Hospedagem na Internet) identificou uma forte onda de e-mails de chantagem moral que vem movimentando milhões de mensagens de phishing direcionadas a usuários no Brasil. Estas mensagens ficaram conhecidas como “sextortion” nos fóruns internacionais de segurança. A entidade explica que a maior parte desses e-mails maliciosos (cerca de 98%) é neutralizada pelos próprios provedores antes de entrar nas caixas postais dos usuários, mas um volume significativo consegue atingir o destino por conta de políticas de filtragem menos exigentes por parte do próprio destinatário.

Que fase!

Tem alguma coisa no ar além dos aviões de carreira. Nem o Santos domingo na Vila jogou como líder e nem o Avaí como lanterna. Nosso time joga bem, mas não faz os gols de que necessita para vencer. E quando faz  um, como domingo, leva dois, três, quase sempre  sem merecer.

Dia D

Na primeira sexta-feira do mês de agosto, que já será a próxima, é comemorado o Dia Internacional da Cerveja. Tudo começou com uma brincadeira de quatro amigos californianos em 2007. Depois se tornou uma data fixa no calendário de diversos países. No Brasil, Dia da Cerveja é toda sexta-feira, de todos os meses. 

Continua depois da publicidade

Leia também: Enfim a Capital Nacional da Cerveja pode ter um museu digno do título

Levamos

Um filtro de água baseado na moringa. Esse experimento bem brasileiro está em um foguete que decolou na última quinta-feira, 25, a caminho da Estação Espacial Internacional. O projeto foi desenvolvido por alunos do segundo ano do ensino médio do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Xanxerê, e venceu a competição Garatéa-ISS, iniciativa desenvolvida pela Missão Garatéa e apoiado pelo Instituto Tim. Isabela Battistella, Renata Müller, Ricardo Cenci e Roberta Debortoli concorreram com mais de 4 mil estudantes de 172 escolas brasileiras.