Medidas sanitárias repassadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estão sendo adotadas pelos administradores do Porto de Imbituba, no Sul do Estado, onde atracará um navio vindo da Libéria no próximo dia 7 de fevereiro. Os cuidados são necessários devido aos casos do novo coronavírus registrados pelo mundo. 

Continua depois da publicidade

Segundo a SCPar Porto de Imbituba, nenhum navio pode atracar sem a autorização da Anvisa, que emite o Certificado de Livre Prática (CLP). Este certificado somente é concedido pelo órgão interveniente mediante a apresentação da Declaração Marítima de Saúde da lista de viajantes, com respectivos locais e datas de embarque e desembarque e possíveis registros de atendimento de bordo, medidas que permitem detectar com antecedência a presença de patologias nos tripulantes.

Além disso, a SCPar afirma que está reforçando as ações de prevenção a qualquer vírus, distribuindo dispensers de álcool gel em pontos estratégicos de circulação de pessoas no porto, como portarias, casas de convivência e prédios administrativos.

Continua depois da publicidade