Inconformada por ter esperado duas semanas – e depois de dez protocolos registrados –, para ser atendida pela Celesc e ter energia elétrica ligada em seu novo apartamento, uma idosa de Floripa obteve na Justiça uma significativa vitória. "É dever da concessionária de serviço público o fornecimento dos serviços de forma eficiente, adequada e contínua aos seus clientes, sob pena de reparar os danos causados em razão de sua conduta", sentenciou o Poder Judiciário, determinando à Celesc o pagamento de indenização por danos morais à destemida sexagenária. Além da indenização, a empresa pagou custas processuais e honorários advocatícios. A ação foi protocolada pelo advogado Luiz Augusto Cavaler da Silva, que recomenda: "É importante alertar as pessoas a buscarem seus direitos, isso porque essa consciência é ainda muito baixa no Brasil".

Continua depois da publicidade

Não gostou


"Orgulhe-se agora e desespere-se depois". O alerta é do de delegado Eduardo André Sena, depois que leu nesta coluna o deslumbramento do colunista com um vídeo de Floripa, que será veiculado na TV no aniversário da cidade no próximo final de semana e, logo em seguida, no mundo:

"Trata-se de mais uma iniciativa com efeitos indesejados a partir do objetivo velado colocado, que é a imigração para Floripa. Aumento exponencial da população, se ainda possível de acontecer no próximo final de semana, com impactos imediatos em mobilidade, serviços públicos, segurança etc. Não há vantagem e/ou ganho de qualquer natureza para a cidade, mas sim à vaidade e ao interesse do poder público que há décadas é o único segmento beneficiado, seja pela exposição política dos governantes e/ou incremento da arrecadação, ambos à custa da decadência diária, perceptível e inquestionável da qualidade de vida dos moradores. Repriso o meu questionamento: quando esta cidade terá uma gestão que admita e, como tal aja, que Florianópolis já colapsou e, portanto, não cabendo mais ninguém, são necessárias políticas públicas urgentes de controle populacional? Realmente, no desespero dos outros, é refresco!".

Título comprado

É fácil ser apontado como o "melhor" médico, contador, jornalista, vendedor de tinta e etc. em uma cidade. Basta receber um troféu concedido por uma empresa especializada em opinião pública. É o que voltou a acontecer em vários municípios de Santa Catarina. Mas tudo não passa de um golpe. A empresa que concede o troféu chega e procura, digamos, uma loja de venda de roupas. Diz que ela foi apontada pelos consumidores como a melhor da cidade. Daí cobra uma taxa "simbólica" para confecção do prêmio e para organização de um jantar onde serão entregues as homenagens aos vencedores. Tudo certo, se não fosse um detalhe: a pesquisa junto aos consumidores nunca existiu. Orgulhosos, os recebedores da comenda colocam os troféus em pontos estratégicos de seus estabelecimentos, enganando a eles mesmos.

Padrinhos

Quem tem padrinho não morre pagão! Diário oficial da ALESC anuncia, quase que diariamente, a nomeação de ex-deputados, não reeleitos por rejeição popular, como assessores parlamentares dos novos representantes do povo. Enquanto isso, você, prezado(a) leitor(a), gastando sola de sapato procurando emprego, cada dia mais escasso.

Continua depois da publicidade

A bruxa tá solta!


Depois da Anita Bittencourt e do Celsinho Costa, perdemos no sábado mais uma amiga da mesma geração Rock, Surf & Brotos: um infarto fulminante, tal qual o da Anita, levou a nossa musa Claudia Cerri, que logo que chegou de Brasília para morar em Floripa passou a ser chamada de Cláudia Pop, pelo estilo colorido de se vestir e viver.

Sempre cabe mais uma


Jornalista Aldo Grangeiro contou: de carro, fazendo o percurso de 11 quilômetros entre o Campeche e a Praça da Lagoa da Conceição, são 26 lombadas, ou seja, quase 2,5 lombadas por quilômetro. Neste mesmo trajeto, anotei 213 buracos, de todos os tamanhos, além de depressões no asfalto. É mole?

Cartaz


Durante a passeata contra os membros do STF, ontem, uma placa chamava a atenção: Toffoli está para o saber jurídico assim como a música clássica está para Wesley Safadão.

Buscas


Familiares do empresário Luiz  Masuo Yatsugafu, que residem na Ilha, foram informados no sábado que o carro do empresário havia sido encontrado em rodovia de Itapetininga, próximo à capital paulista. No interior do veículo abandonado, sinais de assalto e sequestro. Até o fechamento desta edição, com a mobilização dos próprios familiares e voluntários, inclusive cães farejadores, nenhum sinal de localização do empresário. A polícia deve, após o recesso do final de semana, iniciar os trabalhos de buscas com o setor de inteligência para ajudar a aflita família no resgate.

Continua depois da publicidade

Amada amante


O ex-Titãs Nando Reis prepara um presente de aniversário para Roberto Carlos e os fãs. Em 19 de abril, dia em que o Rei completa 78 anos, o cantor e compositor lança o álbum "Não sou nenhum Roberto, mas às vezes chego perto", dedicado inteiramente à obra do aniversariante. A faixa escolhida para mostrar o projeto é "Amada amante", que chegou ontem às plataformas digitais, acompanhada de um videoclipe. Ouvi a canção, gostei e recomendo com quatro estrelas.

Ilha das bruxas


Sempre presentes no imaginário da ilha da magia, as bruxas estão no novo clipe da cantora e compositora Glaci Pacheco, que terá lançamento especial amanhã, às 20h, no Atelier Santo de Casa, em Santo Antônio de Lisboa. As Bruxas da Ilha, com direção do cineasta José Tezza, faz parte do CD autoral Marola, que tem o clipe da faixa-título em exibição no programa Babilônia, do Canal Music Box Brazil. Além de um pocket show com a cantora, haverá ainda exposição trabalhos sobre o tema das bruxas, feitos por artistas locais, e uma caldeirada mágica do Tonho Boteco, anexo ao atelier.

A vez dos autistas


Quarenta autistas vão para o mar na praia do Santinho nos próximos dias 23 e 24. O objetivo é mostrar que o surf é um esporte para todas as pessoas, com baterias exclusivas para os portadores de Transtorno do Espetro Autista (TEA), com deficiência física e síndrome de Down. Tudo acontecerá no 2º seminário Onda Azul, a cargo da Associação com o mesmo nome. A Escola de Surf do Costão dará o apoio às atividades no mar e o Costão do Santinho, pelo terceiro ano consecutivo, fornecerá os espaços e equipamentos para as ações em terra.

A frase


"Qualquer político pode se tornar um rato ordinário entre tantos outros quando esquece o caminho que trilhou, os apoios que recebeu e a lealdade que deve aos seus".

Continua depois da publicidade

Ana Caroline Campagnolo, deputada estadual em seu Facebook

 

Deserta


Uma das últimas praias desertas de Santa Catarina está localizada em Bombinhas, no Litoral Norte. Acesso somente de barco ou por uma trilha extremamente difícil que começa em Porto Belo. O nome da dita cuja: Praia Triste. Tudo a ver.  

Estudo


Quem fuma maconha faz mais sexo, segundo pesquisa do Journal Sexual of Medicine feita com 50 mil homens e mulheres, nos Estados Unidos. Aquelas que nunca fumaram disseram ter tido relações, em média, seis vezes por mês, enquanto usuárias semanais informaram uma média de 7,3 vezes por mês.

Quem vem


Baterista do Paralamas do Sucesso, João Barone, que se casou na igrejinha da Lagoa no início dos anos 80 com a Marcia, filha da Pureza, estará em Floripa para o lançamento do livro "1942 O Brasil e sua guerra desconhecida", em um evento do Lide SC, no dia 27 de março. Ele também conversará com filiados e convidados em uma noite de bate-papo e autógrafos. O evento ocorre no mesmo dia, às 19h, no Cool2work, ACATE Downtown. Será ciceroneado pela Amanda Gomes, a ex-do Wilfredo Gomes.

Vamos nessa!


Brasil tem neste ano dois grandes e imperdíveis eventos, um esportivo, outro musical: em junho, a Copa América, com Messi confirmado na seleção Argentina e o Rock in Rio em setembro.

Continua depois da publicidade

Fim de festa


Final de verão é sempre assim: pelo menos cinco casais badalados da sociedade de Floripa já não dividem mais os mesmos lençóis. É o verão e seus estragos familiares.