Nos Estados Unidos, a gorjeta em bares e restaurantes acaba de ser proibida por lei em Washington e mais sete Estados. Alegam os governantes que a prática ajuda a aviltar os salários.

Continua depois da publicidade

Aqui na Rússia, a proibição não é necessária porque a remuneração extra para os garçons não faz parte da cultura local. Mas durante a Copa a alegria dos profissionais da bandeja está lá em cima. Os estrangeiros, na sua maioria, e aí incluindo os brasileiros, sempre deixam um dinheirinho a mais sobre a conta. Além da boa vontade dos que vieram para ver a Copa, outro fator contribui para o pagamento da gratificação: às vezes, ele é quase obrigatório simplesmente porque os turistas não sabem lidar muito bem com o rublo, a moeda russa.

Geralmente, fica uma sobrinha para o leite das crianças dos atendentes. 

 

Confira as fotos da Coluna do Cacau desta quarta-feira
 

Continua depois da publicidade

Agora sim

Não são poucos os brasileiros que acham que a Copa começará para a Seleção Brasileira, mesmo, nesta sexta contra a Bélgica. Até agora foi apenas aquecimento.

 

Só pra saber

Alguém pode me dizer se Mick Jagger está na Rússia? E se está, manifestou simpatia por alguma seleção ou só pela sua Inglaterra?

 

Suando a camisa

A Bélgica chegou na  Rússia cheia de moral, mas por pouco não foi eliminada anteontem pelo Japão, depois de virar para 3 a 2 um jogo que perdia de 2 a 0.

É o nosso adversário de sexta-feira em Cazã, onde chegamos na madrugada de hoje, para suar tanto quanto em Samara, onde o calor ontem chegou aos 35 graus na sombra. 

Continua depois da publicidade

 

Chegando

Fotógrafa Cleide de Oliveira, de Floripa, está em Moscou para acompanhar os jogos da Copa, depois de comemorar a primeira participação em uma exposição internacional. Ela teve três dos seus trabalhos em técnica de fotopintura selecionados para integrar a mostra Presenze nell’arte contemporanea: Emergenti del XXI secolo e maestri del XX secolo, que reúne obras de artistas de vários países no hall da Igreja de San Lorenzo, em Florença, na Itália. A coletiva, já com grande presença do público, estará aberta para visitação até o fim de julho.

 

Leia outras publicações de Cacau Menezes

Veja também as publicações de Roberto Alves e Diorgenes Pandini