Final de semana do feriadão com sol e festas em Floripa foi uma prévia do verão. Praias e hotéis lotados, filas em bares, restaurantes, ruas e avenidas com a multidão aproveitando dias perfeitos com o que nossa Ilha tem de melhor: mar e sol – tudo azul – barcos na água, beach clubs com ótimos DJs e shows dando ar de Saint Tropez e Ibiza. Gente jovem do Brasil todo sem comparação no mundo celebrando a idade, a cidade, vontade, a liberdade, a conquista, a felicidade.

Continua depois da publicidade

Ammo, P12, Donna, Café de la Musique, Camarão Dourado, Cris, Noma, Open Shoppinhg, Il Campanário, tudo de melhor de Jurerê estava como que celebrando o seu fim de ano. Agora chega de sofrência. "Eu vejo a vida mais clara e farta/repleta de toda satisfação que se tem direito do firmamento ao chão", mandou muito bem Lulu Santos no seu manifesto/ poético/musical. "E não há tempo que volte, amor, vamos viver tudo que há pra viver. Vamos nos permitir". E não se discute mais isso.

A Micareta mais bonita do Brasil já é a maior festa de Floripa. Amanhecer na passarela Nego Quirido ao lado do mar: de um lado as pontes, do outro os barcos ancorados no Veleiros da Ilha., foi de cinema.

A Ilha de moto

No sábado, por volta de 12h, saí de Jurerê de moto e fui dar um passeio: Canasvieiras, Cachoeira, Ponta das Canas, Lagoinha, Brava (parei e rezei no espaço onde era o Kioski do Pirata, pequena homenagem ao pai do Mario Pirata, que faleceu quinta-feira em Porto Alegre).

Da Brava, troquei o lado da pista e fui para os Ingleses, depois Rio Vermelho, Barra da Lagoa, Mole, Joaquina… Tudo lotado. Sábado de verão. Acesso Ingleses/Rio Vermelho crítico, esburacado, serviço mal começado e abandonado. Poeiras e buracos na rua cheia de comércio, pessoas e carros.

Continua depois da publicidade

Do Costão Golfe até a Lagoa ai sim encontrei o prazer de andar de moto. Parecia Califórnia. Logo depois trânsito crítico entre a Praia Mole e o centrinho da Lagoa. Duas horas dentro do carro para andar 10 km. Zero de policiamento para controlar e ajudar.

Na Joaquina faturamento de um mês de verão. Tava difícil estacionar e conseguir mesa. Gente jovem chegando a pé em turma com mochilas para o pôr do sol na praia. Parada no Chef Dedé, onde rolava uma costela na rua, papo rápido com a manezada e bora continuar o passeio.

Avenida das Rendeiras, Lagoa da Conceição, centrinho, Beira-Mar Norte com piquenique, piscina do Majestic lotada pelo hóspedes da Micareta, ponte Colombo Salles e o café da tarde como saideira no posto de Coqueiros antes de voltar para Jurerê, para a festa no P12 com o DJ Solomun, fechando um dia, sozinho, mas com muita gente que ia chegando, que valeu pelo mês todo. Vou fazer mais. De moto, porque de carro, é absolutamente inviável.

A primeira mulher

Advogada Vanessa Pereira é a nova superintendente do Shopping Itaguaçu. Vanessa, que acaba de comemorar 10 anos de atuação junto ao empreendimento e assumiu a função nesta quinta-feira. Formada pela Universidade Mackenzie (São Paulo), reside em Santa Catarina desde 2009.

Continua depois da publicidade

Iniciou no Departamento Jurídico do Shopping Itaguaçu e há quatro anos integra o comitê administrativo, fornecendo suporte para a diretoria em decisões tanto jurídicas quanto administrativas.

Vanessa assume a superintendência em um momento intenso de transformação do empreendimento. O reposicionamento da marca foi apresentado aos lojistas na última semana pelo consultor Zildo Borgonovi, que vem trabalhando junto ao Itaguaçu há alguns meses. Vanessa é também a primeira mulher a assumir esta função nos shoppings da Grande Florianópolis.

De busão até o Peru

Já pensou em ficar cinco dias na estrada só para ver seu time disputar uma final de Libertadores? Os flamenguistas, ao menos, parecem dispostos a encarar uma viagem de até 5 mil quilômetros para a decisão, no próximo sábado, contra o River Plate, em Lima. Segundo a plataforma de informações rodoviárias BuscaOnibus, com sede aqui na Ilha, o volume de procura de passagens entre o Rio e a capital peruana aumentou 2.500% na última semana em comparação com o mesmo período do ano passado. O busão se tornou a única alternativa pra quem não tem R$ 20 mil para comprar as passagens aéreas, preço absurdo que algumas empresas aéreas resolveram cobrar para quem foi a Lima ver o jogo, um verdadeiro caso de policia. 

Canabinol

A morosidade da Anvisa e órgãos outros oficiais em apreciar o uso para fins medicinais, com o monopólio e controle estatais e/ou a comercialização por empresas farmacêuticas autorizadas, é de uma insensibilidade, incompreensão e absurdo tamanhos que , realmente, só aqueles que não possuem um familiar, parente ou conhecido que necessitam desta já reconhecida internacionalmente opção de tratamento para diversos quadros de enfermidades, podem se dar ao luxo de "filosofar ad eternum" sobre o tema.

Continua depois da publicidade

Praias livres de papel

Uma medida que bem que poderia valer para Floripa. Em Balneário Camboriú está confirmada a proibição de distribuição de panfletos nas praias. O Tribunal de Justiça manteve liminar que proibiu dois comerciantes de promoverem a panfletagem. Como a questão é regida por lei municipal, a determinação vale para todo o município, menos para cinco ruas já definidas.

Sold out

A informação que Cacau teve no final de domingo foi que a faltava preservativos nas farmácias do centro de Floripa já no sábado.

Isso que no kit do Folianópolis com a camiseta oficial da festa vinha junto um estojo com  camisinhas.

Logo, qualquer coincidência com o fim do estoque no centro da cidade com a festa na Nego Quirido não foi mera semelhança. O balanço final é que foi bom para todo mundo.

Continua depois da publicidade

Ainda não é assinante? Assine e tenha acesso ilimitado ao NSC Total, leia as edições digitais dos jornais e aproveite os descontos do Clube NSC.