Pela segunda vez em Lima nos últimos três anos – cheguei na quinta-feira para meu aniversário e retorno amanhã, terça-feira – não há como não se apaixonar pela energia dessa linda cidade e desse povo, de estatura pequena, mas de coração enorme. Miraflores, o reduto mais agradável da capital peruana, faz bem à saúde. Povo de uma educação suíça, ruas e calçadas limpas mais do que muitas casas no Brasil, moradores regando as flores públicas, que estão por todos os lugares, a melhor comida do mundo, turistas sob medida e de qualidade, preços justos, polícia presente, segurança, muita coisa pra se fazer de dia e de noite, história, passado, presente, modernidade, surfe…
Continua depois da publicidade
Troquem seus destinos. Venham para o Peru!
Primo pobre
Cineasta catarinense Zeca Nunes Pires indignado com a extinção da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte pelo governador Eduardo Pinho Moreira, recorda do seu grande amigo e escritor Salim Miguel, que via a cultura para os governantes como um primo pobre, bem distante.
De chef para chef
Continua depois da publicidade
Chef Jair de Oliveira, que também está de aniversário hoje, depois de quatro meses em Floripa, aposentado, desfrutando a vida, e que deixou a cidade semana passada para retornar à Dinamarca, onde mora há 30 anos, elegeu o Bistrô do chef Marinho Medeiros, no Canto da Lagoa, o melhor que conheceu na Ilha. Como definiu depois de um jantar de despedida, “trata-se de um pequeno espaço de muito bom gosto com grandes prazeres. Lugar intimista lembrando uma taberna Toscana”. Fica a dica: Jair entende do assunto.
Solidariedade
A 13ª edição da Volvo Ocean Race, tradicional regata ao redor do mundo em uma disputa de 10 etapas, acaba de contar com apoio de um veleiro extra: o Kat da Família Schurmann. Ancorada para uma temporada em Puerto Williams, no Chile, a embarcação foi utilizada no socorro do até então líder da prova que, por problemas no mastro e nas velas, precisou fazer uma pausa. No comando do veleiro Kat, Wilhelm Schurmann fez uma pausa no roteiro da próxima produção audiovisual da família e conduziu uma equipe de profissionais e técnicos até a região do temível Cabo Horn, onde auxiliou os envolvidos no reparo do Mapfre. Após uma pausa de 13 horas e o socorro devidamente prestado, a equipe espanhola retomou a corrida na manhã de sexta-feira. Concluída a sétima etapa, a Volvo Ocean Race segue rumo a Santa Catarina, berço da Família Schurmann que construiu, em Itajaí, seu veleiro Kat.
Laureado
A “Leaders League” publicou o guia “Litigation and International Arbitration 2018” e o manezinho Cesar Pasold Junior foi laureado na categoria “Contencioso Trabalhista de Volume”. Reconhecimento internacional, merecido pela elevada qualidade de sua atuação como advogado. Saudável orgulho do pai, Cesar, homem dos mais inteligentes e educados da cidade.
Som na caixa
O Il Campanario Villaggio Resort, de 26 de abril à 13 de maio, em Jurerê Internacional, será palco do 8º Jurerê Jazz Festival, um dos maiores e mais importantes eventos de música do país. Serão inúmeros shows com grandes nomes da música nacional e internacional, além de talentos locais. O hotel tem pacotes especiais para os finais de semana do festival.
Continua depois da publicidade
Visit Brasil
Para o presidente da Embratur, Vinicus Lummertz, o Brasil marcou muito mais do que quatro gols nos amistosos contra Rússia e Alemanha. “Marcamos vários tentos com as placas ao redor do campo de Visit Brasil que a TV mostrou para o mundo. Segundo Vinicius, este tipo de ação é que resultou no recorde de entradas de estrangeiros no país em 2017 – 6,6 milhões de turistas – maior até que 2014 e 2016, anos da Copa e da Olimpíada.
Nobel de Literatura
Escritor catarinense Emanuel Medeiros Vieira, autor de inúmeros livros, indicado da International Writers and Artists Association (IWA), entidade sediada em Ohio, nos Estados Unidos, para concorrer ao Prêmio Nobel de Literatura de 2018, informação que Cacau deu em primeira mão na sexta-feira, é um memorialista, contista e poeta de mão cheia, tanto que já recebeu prêmios nacionais e internacionais. De uma geração que pretendia mudar o mundo, o cara não abandonou os ideais da juventude, nem perdeu a ternura, mesmo tendo sido, como muitos, preso e torturado durante a ditadura.
As nomeações oficiais para o Prêmio Nobel são propostas por academias ou institutos da Suécia e também por personalidades internacionais.
Dia 2 de abril
Esta segunda-feira, 2 de abril de 2018, para este seu criado é significativa: além do aniversário, exatamente hoje, estou também comemorando 50 anos de minha jornada na comunicação, quando narrei pela primeira vez na rádio do meu pai, Jornal A Verdade, como o mais jovem locutor esportivo do Brasil, um jogo de futebol. Foi no estádio Adolfo Konder, o Campo da Liga, hoje Beiramar Shopping, Figueirense x Internacional de Porto Alegre, 4 a 1 para o time gaúcho, e que marcou também a estreia de Marciano, ex-Figueira, que fez os quatro gols do seu novo clube. Há 50 anos.
Continua depois da publicidade
De lá pra cá, quem é daqui sabe como foi essa história.