Para não ficar para trás em relação ao governo do Estado, a Câmara de Vereadores da pequena Tijucas está criando o auxílio-combustível. Não é um valor tão generoso quanto o do Estado (R$ 5 mil), mas quem receber não vai precisar prestar qualquer tipo de contas à população. Olha lá, a turma vai receber nas férias e se trabalhar um dia apenas no mês já vai ganhar o auxílio combustível.
Continua depois da publicidade
Físicas e virtuais
Apesar de o plantio de maconha no Brasil ser ilegal, um novo mercado está despontando nas capitais: o de lojas físicas e virtuais de luminárias, estufas, fertilizantes e sementes destinadas a quem cultiva a plana de forma amadora. A expansão de comércios do gênero, as growshops, ocorre na esteira da legalização da cannabis em países como Uruguai e Canadá, além de votos favoráveis à legalização por parte do Supremo Tribunal Federal.
Em Floripa, há pelo menos três lojas especializadas, segundo reportagem da agência de notícias Folhapress. Uma delas é a Green Power. A empresa, sem letreiro do lado de fora, funciona desde 2013. O negócio se expandiu a ponto de o dono, Helios Lima, já ter recuperado com folga o investimento de R$ 100 mil.
Sem mais
Direto no alvo, em artigo publicado neste Diário, o bem articulado deputado Júlio Garcia, presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, lembra a passagem dos 196 anos do Poder Legislativo brasileiro e adverte: “Não existe democracia sem tolerância e convivência respeitosa entre os diferentes”.
De fato, hoje, neste Brasil confuso de começo de mandato, tudo ficará mais nítido com definições claras e provadas em ações sobre o que realmente importa: de um lado, quem faz a profissão de fé na liberdade como indispensável à solução de todos os conflitos e superação de todos os impasses. Do outro lado, os outros. Aqueles que só resmungam. É a turma dos “nhenhenhéns”. Eu apoio.
Continua depois da publicidade
Exemplo negativo
Tribunal Supremo da Venezuela é um exemplo de imparcialidade e celeridade para todos os Supremos Tribunais de Justiça no mundo. Mandou prender Leopoldo López, refugiado na casa do embaixador da Espanha, em Caracas, e opositor de Nicolás Maduro, numa velocidade estonteante, como diria Caetano Veloso.
Polêmica
O reitor Ubaldo Cesar Balthazar diz que a UFSC não é da esquerda e nem da direita. Há controvérsia.