Com uma abordagem clara e descontraída, o livro do médico paulistano Renato Chavasco toca em um assunto que para muitos é considerado um tabu: a ejaculação precoce.
Continua depois da publicidade
E não deveria ser assim! Afinal, estima-se que mais da metade da população masculina no Brasil acima dos 40 nos sofre de ejaculação precoce ou outros tipos de disfunção erétil. Para ajudar e auxiliar não somente os homens, mas também os casais que enfrentam esse problema, o urologista paulistano Renato Chavasco acaba de lançar no Brasil o livro Não queime a largada.
A obra é um verdadeiro manual sobre o “fazer sexo”, repleto de informações técnicas e práticas que vão ajudar todos a entenderem o que é a ereção e o ato de ejacular. Mais que isso! Ele desvendará esse fantasma chamado ejaculação precoce, os possíveis tratamentos e as “fake news” que se apresentam como soluções mágicas.

O autor compartilha experiências em atendimentos de medicina sexual feitos nas duas últimas décadas, com muitas particularidades, mas também semelhanças. E o melhor é que ele trata o assunto de forma leve e bem-humorada, a começar pelo título sugestivo. Fato curioso é que a introdução está nas páginas finais do livro Não queime a largada.
“ O ejaculador precoce tem que entender que a penetração corresponde apenas a uma parte da atividade sexual, do ato sexual propriamente dito. Esta parte tem que ser e deve ser a última. ” (Não queime a largada, pág. 70)
Continua depois da publicidade
Depois de explicar didaticamente a fisiologia da ereção, Renato Chavasco aborda, em um capítulo específico, a grande indagação do público masculino: será que eu tenho ejaculação precoce?
" O paciente tem que se monitorar para não se comparar com outros homens em relação ao tempo para ejaculação. Aí está uma complicada questão: o fator comparação ” (pág. 42).
Em linhas gerais, o autor procura demonstrar que, deixando de lado os fatores que podem interferir nesse processo, como algumas doenças, o estímulo adequado entre o casal é o aspecto mais importante. E que, sobretudo, é preciso ser “paciente” para não queimar a largada nessa corrida em que, quanto mais lento, melhor.
A obra, lançada pela Editora Lura, é um verdadeiro guia para homens e mulheres que desejam fazer as pazes com o sexo!
Continua depois da publicidade
