Santa Catarina é apontada como um dos Estados com melhor qualidade de vida do país. No entanto, nas suas principais cidades existem bolsões de pobreza e, em alguns casos, até de miséria. A BR-101 corta o território catarinense de Norte a Sul de sua faixa Leste, e permanece em bom estado de conservação, mas os acessos a muitas localidades do interior são precários, cheios de buracos e sem sinalização. Florianópolis é considerada uma das capitais mais lindas do Brasil. Tem que conviver, porém, com congestionamentos gigantes. 

São as mazelas do desenvolvimento, revelando que o governo não está, embora haja necessidade, em todos os lugares. Quem sofre? Você sabe: o povo, sempre o povo.

Continua depois da publicidade

Renovação
A prefeitura de Florianópolis autorizou a compra de novos ônibus para renovar a frota do transporte coletivo. Ao todo vão ser entregues 29 veículos este ano.

Legalidade
Contrariando entendimento da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), a Advocacia-Geral da União emitiu parecer atestando a absoluta legalidade da emenda à constituição catarinense que definiu novos parâmetros para repasses à saúde. A manifestação atendeu pedido do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) proposta contra a emenda, iniciativa do deputado Gelson Merisio aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais em outubro de 2016.

Descaso
É incrível como a maioria dos prefeitos de Santa Catarina tratam com desleixo as reivindicações dos vereadores que lhes fazem oposição. Estes simplesmente não são atendidos em demandas simples, como cascalhamento de estradas e consertos de bueiros. É claro que não interessa aos chefes do Executivo responder os pleitos, porque, afinal de contas, promoveria os adversários. Outro descaso dos alcaides está na recusa de fornecimento de informações sobre denúncias de atos ilegais.

Não é não 
Amigo de Coqueiros quer tomar emprestado das feministas aquele bordão surgido no último Carnaval, “não é não”, para poder encarar o gerente de seu banco, que não perde uma oportunidade de lhe tentar empurrar serviços e produtos que, definitivamente, não lhe interessam. A volúpia é tanta que o cliente, já quase apoplético, imagina se não seria o caso de enquadrar a sanha do bancário em vender seu “peixe” como autêntico assédio moral. Sei não, com a palavra, os entendidos do Direito.

Continua depois da publicidade

Quarta ponte
Leitor Inácio Vandresen escreve para dar os parabéns pela nota do fim de semana sobre a construção da quarta ponte ligando o município de Palhoça a Tapera, no sul da Ilha, lembrando que essa ideia é das mais oportunas e necessárias para a nossa mobilidade. Proposta que conta com o interesse de investidores internacionais, terá trajeto estimado em nove quilômetros e foi entregue ao governador Eduardo Pinho Moreira pelo eficiente Murilo Flores. Inácio achou o mais louvável e necessário projeto até hoje sobre mobilidade na cidade.

Em alta
O presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) Rafael Westrupp é o mais novo membro do Comitê do Tênis Profissional da ITF e ATP. Único representante da América do Sul no Comitê, o catarinense embarca hoje para Londres a convite da ITF para discutir e determinar as significativas mudanças e novas diretrizes do tênis profissional a partir de 2019. Westrupp completou um ano de mandato no último dia 4 de março. Uma de suas primeiras conquistas foi a mudança da sede de São Paulo para Floripa, onde a CBT divide espaço com a Federação Catarinense de Tênis, através de uma parceria com a prefeitura, e pela primeira vez na história conta com uma estrutura própria para receber torneios e treinamentos.

Balada especial 
Uma balada para lá de especial vai acontecer no Lira Tênis Clube na quinta-feira, a partir das 20h. É que dentro da Semana de Atividades em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março), promovida pela Associação Amigo Down, a Balada Inclusiva – Celebrando a vida na diversidade, vai reunir portadores de Síndrome de Down para um momento de muita diversão e interatividade.

Playground
Considerado um dos maiores festivais itinerantes de música eletrônica do Brasil, o Playground chega pela primeira vez a Floripa no próximo dia 7 de abril. O evento une DJs nacionais e internacionais de diversas vertentes do eletrônico, além de brinquedos que transformarão o complexo Music Park, no norte da Ilha, em um grande parque de diversões. Com 23 atrações, terá 12 horas contínuas de música.

Continua depois da publicidade