O reconhecimento do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural por unanimidade da Procissão do Senhor dos Passos como Patrimônio Cultural do Brasil em reunião do Colegiado do Instituto do Patrimônio, Artístico Nacional (Iphan) realizado na quinta-feira (20), no Forte Copacabana, Rio de Janeiro, foi uma iniciativa que devemos creditar ao saudoso florianopolitano e visionário Armando Gonzaga, através da Acif, onde nos anos 80 e 90 presidiu a Comissão de Turismo e em 95 presidiu a entidade.

Continua depois da publicidade

Em 2003, o Comandante Gonzaga apresentou projeto para a Irmandade propondo parceria para resgatar a Procissão por meio de um pacote de divulgação. Consolidado o tombamento estadual, Armando iniciou uma nova etapa para a Procissão ser reconhecida como Patrimônio Nacional, o que enfim se concretizou. Armando Gonzaga, não devemos nunca esquecê-lo, deixou um legado difícil de ser comparado em Florianópolis: a paixão pelo mar, a restauração das fortalezas que viu concretizar em vida, o museu do mar, o Carnaval, a Procissão do Senhor dos Passos e o amor pela cidade.

 

As pernas

Bastou um solzinho na sexta (21) para que voltasse o cheiro de bronzeador, a corrida na areia, os bares quase lotados, os congestionamentos. É primavera e, pelo que dizem os meteorologistas, será uma estação de muito calor. A temporada promete. Ia esquecendo: voltaram também as pernas de fora. Pernas de fora de todos os sexos, bem entendido.

Continua depois da publicidade

 

Boa perspectiva
 

O projeto de construção de uma marina na Av. Beira-Mar Norte muda a percepção da cidade. Trata-se uma atrativa experiência de arquitetura que combina um perfeito balanço e versatilidade entre a Ilha e seu destino voltado para o mar. Traz novos ares para aquela privilegiada área e uma nova perspectiva para a cidade. Eu apoio.

 

Onde mora o perigo

O cidadão brasileiro que não se iluda. Com os cofres dos Estados e municípios à míngua, os próximos governantes eleitos – sejam à esquerda ou à direita – vão logo lançar mão nos impostos. Como de costume, vai sobrar pancada para o consumidor.

 

Chegou antes

O início da primavera não se dá somente e preferencialmente no dia 21 de setembro, e também quando o número de horas (a quantidade de tempo) de claridade solar (dia) é igual ao número de horas de ausência do sol (noite). Então este ano a primavera deu o ar da sua graça, na real, entre terça e quarta, dias 18 e 19.

 

Leia também:

Baleia dá show na Barra da Lagoa, em Florianópolis, nesta sexta-feira