Lages ou Laguna. Onde afinal nasceu Anita Garibaldi, a heroína de dois mundos e com presença cativa na história catarinense? Os moradores de Lages, na Serra Catarinense, levantam cada vez mais indícios de que Anita nasceu no município. A mais recente manifestação dos lageanos é a acolhida ao projeto "Uma Rosa para Anita", que realiza ações e eventos em várias partes do mundo como forma de celebrar o bicentenário da lageana (ou seria lagunense?). Os 200 anos serão comemorados apenas em 30 de agosto de 2021, mas em Lages as atividades foram iniciadas em agosto do ano passado.
Continua depois da publicidade
A "Rosa de Anita" é uma flor desenvolvida na Itália e clonada no Brasil para ser plantada em todas as cidades por onde a heroína passou durante a vida. Em Lages, o plantio será no próximo dia 14, com a presença de Anita Garibaldi, bisneta de Anita e que mora em Roma.
"É a primeira homenagem que Anita recebe em Lages, sua possível terra natal", afirma o presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, Claudio Silveira.

Continua depois da publicidade