Uma rosa desenvolvida na Itália por Júlio Pantoli, para homenagear Anita Garibaldi, será clonada no Laboratório de Produção Vegetal, da Agronomia da Unisul, e distribuída para todo o Estado como símbolo de comemoração do bicentenário da heroína dos dois mundos, em agosto de 2021, cuja programação está sendo encabeçada por Laguna. Mas em 4 de agosto deste ano, Tubarão vai lembrar os 170 anos da morte de Anita, junto ao memorial no bairro da Madre, que pertencia a Laguna quando a esposa de Garibaldi nasceu.

Continua depois da publicidade

Esse movimento de programação do bicentenário é muito importante, porque Santa Catarina habitualmente deixa passar em branco suas datas históricas. Querem um exemplo? Pergunte a um estudante se conhece a história da Guerra do Contestado?
 

Bons tempos

Pablo Neruda ("Para que nada nos separe, que nada nos una"),  poeta chileno, ex-senador, ex-Cônsul do Chile na Espanha e no México, e um dos mais importantes poetas da língua castelhana do século 20, esteve em Foripa em 1970, discretamente, usando seu nome próprio, Afonso Reyes. Ficou hospedado no primeiro hotel de Canasvieiras, do empresário José Carlos Daux. Neruda, aparentemente, veio namorar, pois era um grande sedutor. 

 

“Test drive”

Iniciativa do deputado federal Rogério Peninha, em unificar o calendário eleitoral no país faz sentido. Não há como negar o gasto público, a paralisia municipal e a movimentação significativa da estrutura eleitoral e do povo, a cada dois anos. Entretanto, (e)leitor da coluna sugere que, ao invés de prorrogar os atuais mandatos como propõe o parlamentar, a próxima eleição contemple tão somente dois anos de gestão e, posteriormente, tem-se a união de datas eleitorais. “Seria uma oportunidade única do brasileiro realizar um ‘test drive’ político, ou seja, aqueles que se elegerem e em prazo de dois anos mostrarem serviço, têm chance de reeleição, e o eleitor, caso desapontado, ‘devolveria o veículo’ às ruas”. Pois, agora!.
 

Continua depois da publicidade

Suspeita 

Depois das tragédias ocorridas no Rio de Janeiro, inclusive a queda dos dois prédios na localidade de Muzema, na zona oeste da cidade, investiga-se a possibilidade das plantas de engenharia serem assinadas pelo Queiroz.

 

Reflexão 

Os nossos amigos poderão não saber muitas coisas, mas sabem “sempre” o que fariam no nosso lugar.

 

Vila premiada 

A Vila dos Araçás, na Lagoa da Conceição, está prestes a completar dois anos como espaço para eventos e acaba de conquistar importante prêmio no setor de casamentos, o “Casamento Award”, oferecido pelo portal casamentos.com.br, que é o maior do mundo no setor, com reconhecimento na categoria "Recepção". Nesta edição o Casamento Awards premiou 5% das empresas que alcançaram o maior número de recomendações, feitas pelos próprios noivos, entre as avaliações de 53 mil concorrentes de todo o país. O novo nicho de negócios da Vila passará a ser explorado com força total a partir do segundo semestre de 2019, apesar de já haver algumas formaturas fechadas para 2020.

 

Esclarecimento

Sobre a nota “Trapalhada sem foco”, o deputado Coronel Mocellin esclarece que, embora seja da base do governo, nada o impede de votar conforme suas convicções. Argumenta que o projeto tem seu mérito em benefício de instituições responsáveis por 77% dos atendimentos de saúde no Estado. A respeito da postagem elogiando a homenagem do governador João Doria aos policiais de São Paulo, que mataram 11 bandidos numa só operação, lembra que já foi policial militar, tem uma filha que é PM e que já serviu 35 anos como bombeiro militar. 

Continua depois da publicidade

 

Reality

O consultor e acelerador de agências digitais Rodrigo Maciel lança hoje, às 14h, o primeiro Reality de Agência Digitais do Brasil, o SOS Agência. O reality foi criado e protagonizado por Maciel que durante os 30 dias em que assumiu uma agência de Floripa, na qual aplicou uma metodologia própria, com o objetivo de transformar a empresa e aumentar o seu faturamento anual em 300%.

 

“Rapazotes”

Deputado Hélio Costa ainda não se achou na função de parlamentar. Depois de anos sendo pistola e cobrando políticos e autoridades na TV, agora é a vez de ser questionado, especialmente nas redes sociais. Novidade, agora comum nos novos políticos, é responsabilizar a imprensa e atacar os eleitores. Em sua rede social, Hélio fez uma postagem chamando todos que o criticam de “rapazote” e os aconselhando a irem namorar. Ainda dá tempo de repensar suas estratégias de comunicação.

 

Muito bem

A jovem advogada Rafaela Hörmann, de Floripa, recebeu homenagem em Washington D.C. (EUA), na semana passada, em nome dos brasileiros que trabalham na rodada internacional do Jessup (Philip C. Jessup International Law Moot Court Competition), maior competição de Direito Internacional do mundo, promovida pela International Law Students Association. Nossa manezinha é administradora nacional do evento e comandou por aqui a etapa realizada no final de fevereiro, que reuniu mais de 90 estudantes vindos de diversas partes do Brasil.

 

Pescando nas redes

Enquanto tem peixe graúdo pagando mico pelas bobagens que coloca nas redes sociais, aqui em Santa Catarina uma ex-diretora da Unisul marcou gol olímpico. Ela foi demitida em 2018, aos 45 anos de idade, e mais de 20 na empresa. Escreveu um post no Linkedin contando a sua história. O texto alcançou 302 mil pessoas, 8 mil curtidas e 700 comentários. A partir daí choveram propostas de trabalho. Entrou para o mundo das consultorias e virou figurinha carimbada no Aeroporto Hercílio Luz. Hoje, ela faz piada do trauma, e diz que a demissão foi um “empurrão pra frente” que ela ganhou de presente. O nome da fênix é Cibele Schuelter.

Continua depois da publicidade

 

Celebração

Ao fazer a saudável aliança entre tradição e diversão, o Colégio Antônio Peixoto, no Balneário, em Floripa, instalou no pátio da escola uma vistosa Osterbaum – a Árvore da Páscoa, a exemplo do que foi feito em Pomerode. Osterbaum faz sucesso nas comunidades de descendentes de alemães e é uma prática muito frequente entre os símbolos usados na Alemanha durante a festa cristã.