No final do ano passado o governador Raimundo Colombo sancionou a lei, aprovada pela Assembleia Legislativa, que determina que a suspensão das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) por pontuação acumulada só seja feita no mesmo ano em que o motorista tiver acumulado 20 pontos. Pela lei, se o processo administrativo se refere a pontos acumulados fora do prazo, ele deve ser arquivado. Até então, o Detran vinha suspendendo carteiras de motoristas que cometeram infrações até cinco anos antes, prejudicando a vida de milhares de pessoas, principalmente das que são motoristas profissionais. No entanto, motoristas que têm procurado o Detran para recorrer dos processos administrativos estão sendo informados que o órgão não tem conhecimento da nova lei estadual, proposta pelo deputado Gelson Merisio (PSD). Como diria a canção, alguma coisa está fora da ordem.
Continua depois da publicidade
Paris
Quem nunca foi a Buenos Aires pode imaginar que a cidade seja realmente a Paris da América do Sul. Não são poucos os comentários da imprensa vendendo essa ideia, mas, na verdade, não é bem assim. Exatamente no centro da capital argentina existe uma favela que se compara às maiores do Rio de Janeiro. É a Villa 31. Agora a prefeitura local iniciou uma urbanização para tentar transformar o foco de pobreza em um bairro urbanizado, segundo relato de um amigo que de vez em quando viaja pra lá. Diz que o projeto deveria ser copiado pelas autoridades cariocas e paulistas.
Aqui as coisas são um pouco diferentes. As nossas favelas não comportam urbanização. Apenas fuzis e drogas.
Pós-temporada
Pesquisa divulgada na segunda-feira pela Santur e pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, veiculada com exclusividade pelo Diário Catarinense, indica que boa parte dos turistas tem no máximo 59 anos. Dá para concluir: os integrantes da terceira idade, de 60 anos ou mais, vêm para o Litoral somente na pós-temporada, que começa oficialmente na Quarta-feira de Cinzas. Que é também quando começa o ano para muitos privilegiados.
Deus chamou
Os amigos de Floripa receberam com muita tristeza, ontem, a notícia da morte no Rio de Janeiro do músico e produtor Emerson Sperandio, irmão da ex-modelo e atual consultora de moda da Rede Globo Jackie Sperandio. Aos 40 anos de idade, forte, atleta, saudável, boa pinta, lutou como pôde nos últimos meses contra um câncer, que o acabou levando.
Continua depois da publicidade
Leia todas as publicações de Cacau Menezes
Leia também: