Será que os californianos não se importariam se a Golden Gate Bridge, construída 10 anos depois da Hercílio Luz, fosse desprezada? Primeiro que isso não ocorreria, porque a Califórnia, assim como outros centros urbanos desenvolvidos, prezam pelas suas riquezas culturais.
Continua depois da publicidade
Em Santa Catarina, há vozes propugnando a derrubada da ponte Hercílio Luz e a construção de uma outra de concreto armado. É por isso que o nosso Estado é paupérrimo em preservação histórica e cultural. Imaginem destruir um monumento, o único totalmente de ferro, porque se gasta muito dinheiro em sua restauração. Ora, se há superfaturamento de suas obras, como alegam, então que sejam acionados os órgãos de combate à corrupção e que prendam seus autores. O que não pode é simplesmente apagar um símbolo histórico.
É a ausência de memória histórica e o desprezo aos valores culturais que mantêm a autoestima dos catarinenses na sola do pé. Absurdo! Até a literatura catarinense foi abolida do currículo da UFSC.
Está na hora de o governo do Estado se preocupar com a preservação de nossas riquezas artísticas, literárias, históricas, enfim, com a nossa identidade.
Continua depois da publicidade
Leia também: Lentidão na recuperação da Hercílio Luz
Subiu
Sobrinho do Alvim, o gente boa Fernando Fernandes ocupava até abril a Coordenadoria da Juventude da prefeitura da Capital. Abriu tantas frentes positivas nas políticas públicas da cidade para os jovens que o governador Eduardo Pinho Moreira pediu e o prefeito Gean Loureiro aceitou levá-lo para mesma função, só que agora em âmbito estadual. Fernandes deixou engatilhado projetos como o Inova Jovem e o Estação da Juventude e agora leva a experiência para todo o Estado. Vai trabalhar com a bela secretária de Assistência Social, Romanna Remor.
Memória de Elefante
Se diz por aí que elefante tem memória grande. Se isto é verdade, a Facisc está usando do ditado para lançar uma grande campanha para as eleições deste ano. O Projeto Voz Única, que faz um levantamento do que nosso Estado precisa para se desenvolver e o entrega aos candidatos às eleições de 2018, este ano fará um comparativo com as edições de 2010 e 2014 para ver o que foi feito ou não. Uma maneira de mostrar que a sociedade não esquece e está de olho. O projeto será lançado na próxima quarta-feira em Joinville, na Expogestão.
Toques
CICLO DO DIVINO – As celebrações do Ciclo do Divino Espírito Santo iniciam neste sábado em Floripa e seguem até o mês de setembro. A abertura oficial está prevista para as 9h, em frente à Casa da Memória, no entorno da Catedral Metropolitana.
MISKI – Conhecida nacionalmente pelas taças de sorvetes e sobremesas “instamagráveis”, a Miski abriu sua primeira franquia em solo catarinense, na Avenida Beira-Mar Norte. A festa de inauguração rola no próximo dia 24. Quem toca a operação aqui são os empresários Felipe Burd e Jerusa Zilio.
CHEF – Narbal Correa, o preferido do caixa-alta Luiz Ermínio de Moraes, apontado como o melhor chef de frutos do mar da Ilha, assina o almoço deste sábado no Emporium Jazz da Bocaiúva.
CHEGOU LÁ – O Bertol Sociedade de Advogados, de Florianópolis, inaugurou sua primeira filial em São Paulo, numa casa no Morumbi, endereço nobre da cidade.
FOTOS: confira as imagens da Coluna do Cacau deste fim de semana