"Prezado, Cacau, A respeito da nota publicada em sua coluna sobre Anita ter nascido em Lages, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), entidade sediada em Laguna, encaminha a seguinte nota sobre essa possibilidade – em anexo, há cópias digitalizadas das certidões citadas:
Continua depois da publicidade

Anita Garibaldi, reconhecida como a Heroína dos Dois Mundos, nasceu em uma época que pouca atenção se dava aos registros históricos, documentos tão importantes para àqueles que hoje se aventuram a resgatar a nossa história.
Ela pode ser tão lageana para os serranos, como lagunense para os sulistas. Mas, sobretudo, Anita Garibaldi permanece sendo a heroína dos catarinenses, um exemplo de mulher à frente do seu tempo que ainda inspira e certamente continuará inspirando muitas mulheres do nosso estado.
A bem da verdade, o discurso sobre onde a heroína teria nascido não é recente. Um século atrás, quando Anita fez seu primeiro centenário, um jornalista de Tubarão escreveu que teria entrevistado uma pessoa contemporânea à heroína, que afirmava com todas as letras, que a nossa filha ilustre era natural da cidade azul.

Por esforço do Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), através de levantamento de documentos históricos, incluindo a certidão de casamento de Anita e Giuseppe Garibaldi no Uruguai, foi expedida pelas mãos de um lageano, o juiz Maurício Mortari, em 1999, a certidão de nascimento tardia da heroína. Essa certidão de casamento tem a anotação de próprio punho de Anita em que ela se descreve como nascida em Laguna, assim como em cartas que ela escreveu ao longo da vida e que – felizmente – foram preservadas.
A relevância histórica de Anita Garibaldi permite que ela seja uma cidadã de outras cidades, além do Brasil. Não por muito menos, é a figura dessa mulher ímpar que motivou uma união de municípios tão distintos em torno de sua história – que é o projeto Uma Rosa Para Anita, que marca o bicentenário da catarinense.
Anita é reconhecidamente lagunense. Mas seu legado pertence a todos os catarinenses, do Sul à Serra, do Oeste ao Litoral. Nós, do CulturAnita, consideramos válida a discussão do local de nascimento, isso porque ajuda a manter viva a história de nossa heroína.
Cordialmente,
Instituto Cultural Anita Garibald – CulturAnita"
Continua depois da publicidade
