Imaginar que, algum dia, as duas Coreias serão unificadas é “meio muito”, como dizem os descendentes de alemães de Santa Isabel e Águas Mornas. Sempre há exagero em alguma coisa.
Mas como nos mostrou a linda solenidade de abertura da Olimpíada de Inverno, é possível, sim, que elas convivam em paz e harmonia, quem sabe permitindo o trânsito entre as famílias separadas por uma guerra que, em tese, nunca acabou, pois não houve acordo de paz. Não custa sonhar, não é?

Continua depois da publicidade

Pelo interior 

Pode parecer, observando-se o noticiário, que a violência em Santa Catarina registra-se apenas nas maiores cidades como Florianópolis, Joinville, Blumenau, Chapecó e Criciúma. É só dar uma passadinha pelos sites de notícias das cidades do interior para se constatar que homicídios e roubos acontecem também em todas as regiões. Essa é uma informação óbvia, porém o índice de violência é alto, talvez tão elevado, e em muitos casos maior que o registrado nas metrópoles. Mais um desafio para a Secretaria de Segurança do Estado.

João Rodrigues

Para encerrar de vez – pelo menos aqui na coluna – o auê em torno da prisão do ainda deputado federal João Rodrigues, que rendeu várias reportagens até no Jornal Nacional: mesmo sendo apenas vice-prefeito (assumiu algumas vezes como prefeito), Rodrigues deu um choque de desenvolvimento em Pinhalzinho. Foi um dos responsáveis pela construção, por exemplo, do distrito industrial do município. Ali estão instaladas quase uma dezena de fábricas, entre elas uma que constrói chuveiros, exportados para quase toda a América Latina.

Continua depois da publicidade

Leia todas as publicações de Cacau Menezes

Leia também:

Segurança pode ser nosso diferencial para atrair turistas, mas é preciso investimento na área,

Nova sede da prefeitura de Florianópolis: está batido o martelo