Marcelo Mayer, filho de tradicional família de Florianópolis e apreciador de vinhos, resolveu subir a Serra catarinense para construir a Vinícola Taipa Mayer, no Rincão dos Papagaios, em Urupema, um dos locais mais frios do Brasil.

Continua depois da publicidade

O resultado desde o investimento foi surpreendente. Marcelo plantou a variedade de uva Sauvignon Blanc, originária da região de Bordeaux, na França. A uva se adaptou muito bem na altitude da Serra catarinense, onde é cultivada à 1,3 mil metros acima do nível do mar. 

> Veja outras dicas e receitas do Beto Barreiros

> Receitas para o frio: 5 pratos para fazer no inverno

A safra do Taipa Mayer 100% Sauvignon Blanc de 2020 encantou com o visual amarelo palha, com reflexos esverdeados, límpido e brilhante. No olfato, mostrou boa intensidade e alta nitidez dos aromas. Prevaleceram aromas frutados que remetem à maçã, lima, abacaxi e melão. 

Continua depois da publicidade

Apresenta também notas herbáceas discretas que lembram arruda e broto de tomate, muito sutis, devido à excelente maturação. Destaca-se também nuances florais que remetem à flor da laranjeira. Na degustação, percebe-se a estrutura e persistência média, frescor e acidez marcantes.

Na harmonização o vinho Taipa Meyer é recomendado para receitas leves, aromáticas e com acidez marcante, como filé de truta assado com gotas de limão siciliano, risoto de camarão, ostras frescas, peixes grelhados e assados, comida japonesa e frutos do mar preparados com sutileza.

> Vinhos de altitude de SC: duas décadas e futuro promissor com o enoturismo

As condições climáticas da safra de 2020 foram excelentes para maturação. As uvas permaneceram mais tempo nas vinhas e consequentemente acumularam mais açúcares que em anos anteriores, que resultaram em um teor alcoólico mais elevado, se enquadrando dentro da legislação brasileira como Vinho Nobre.

A cantina e o receptivo estão em implantação e brevemente receberão os apaixonados por vinho. Parabéns e vida longa!

Continua depois da publicidade