Quando a temperatura cai bruscamente no nosso litoral, as tainhas que saíram do Mar Del Plata na Argentina e da Lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul encostam nas praias em busca de águas mais quentes. No mar acabam sendo capturadas. Enquanto a temperatura não baixa, elas passam longe da costa. 

Continua depois da publicidade

> Codornas assadas, refeição gostosa e barata

> Veja mais dicas e receitas do Beto Barreiros

No Pântano do Sul, em Florianópolis, quando acontece a primeira pesca, o seu aroma fica no ar. É bonita e exemplar a tradição mantida pelos pescadores. Lá, enquanto as tainhas são pescadas pelos mais fortes puxando as suas redes, é possível ver idosos, viúvas e as crianças órfãs esperando pacientemente o peixe que é separado pelos pescadores só para eles. Ninguém fica sem levar a sua para saborear em casa. É uma linda tradição!

Tainha em posta frita com pirão de caldo para 2 pessoas

– 6 postas de tainha cortadas com 2 cm de espessura (reserve as sobras da carcaça do peixe e aparas para fazer o pirão)

Continua depois da publicidade

– 2 dentes de alho amassados

– 1 dente de alho picado

– Óleo para fritar

– Limão laranja e sal para temperar

– Coloral

– Farinha de mandioca

– Meia cebola picada

– Meia cenoura ralada

– Sal, salsa e cebolinha picados

– 1 limão

Modo de preparo da tainha: Após pingar algumas gotas de limão, esfregue o alho com o sal nas postas de tainha e reserve. Utilizando uma frigideira, coloque bastante óleo, deixe aquecer e, em seguida, coloque três das seis postas para fritar de cada vez até dourar, como na foto.

> Escondidinho de batata baroa com cogumelos frescos

Modo de preparo do pirão: Cozinhe as sobras da carcaça e aparas da tainha em água com sal, um pouco de coloral, meia cebola picada, o dente de alho picado, a cenoura ralada e, no final, adicione o tempero verde. Deixe cozinhar por 15 minutos. Em seguida, coe todo o caldo e coloque em uma panela rasa. Aos poucos vá acrescentando a farinha de mandioca e mexendo até atingir o ponto certo.

Sirva a tainha acompanhada de limão galego.