A carne de pato é frequentemente consumida por seu sabor, mas pode ser também uma ótima fonte nutricional. É, por exemplo, perfeita para a saúde de atletas, idosos, crianças e gestantes.

Continua depois da publicidade

> Entre no grupo e receba as notícias de Florianópolis e região

“A vantagem de comer carne de pato é que ela é muito rica nutritiva. Fornece alto teor proteico, é uma ótima fonte de gordura e é rica em minerais e vitaminas”, explica a nutricionista funcional Maribel Belos. “Seus principais minerais são cálcio, magnésio, zinco, fósforo e potássio, todos ligados à saúde óssea e muscular”, observa.

A empresa Villa Germania Alimentos, com sede em Indaial (SC), é líder de mercado no segmento de carnes de aves especiais no Brasil, e tem na proteína de pato alguns de seus principais produtos, como peito, coxa, sobrecoxa, linguiça e hambúrguer.

O perfil de gorduras moninsaturadas presente na carne de pato é diferente do encontrado em outras carnes. Estes ácidos graxos são considerados essenciais, já que o corpo humano não os produz naturalmente — portanto, eles devem vir da dieta alimentar. Seu papel é garantir a saúde das membranas celulares, facilitar a transmissão de impulsos nervosos, prevenir doenças cardiovasculares, equilibrar os níveis de colesterol no sangue e manter a imunidade.

Continua depois da publicidade

A pele do pato, por sua vez, é rica em um aminoácido chamado glicina, que contribui para a formação de proteínas e traz inúmeros benefícios — reparo da mucosa intestinal, suporte ao sistema imunológico, cicatrização, saúde da pele e melhora na qualidade do sono.

“Quando variamos o tipo de carne consumida, estamos oferecendo, além de diferentes sabores, outros nutrientes que estimulam nosso metabolismo”, complementa Maribel Melos.

Confira receitas no nosso canal do Youtube

Leia também

Receita de panquecas recheadas com carne de pato

Arroz de pato: confira esta deliciosa receita

9 erros no preparo de alimentos