A culinária norte-americana pode ser vista como genérica e pouco original. Mas engana-se quem acredita que os Estados Unidos não possui uma cozinha de identidade forte e muitas vezes autoral.

Continua depois da publicidade

Entre no grupo e receba as notícias de Florianópolis e região

Visto como o país do fast-food, de fato, os pratos não possuem um alto valor nutritivo, mas, com certeza, dizem muitos dos hábitos e costumes da população americana.

Veja alguns dos pratos mais conhecidos e consumidos pelos norte-americanos.

1. Frango Frito (Fried Chicken)

Basicamente, como o próprio nome já diz, trata-se de pedaços de frango especialmente temperados, empanados e fritos. Normalmente associado à gastronomia da região Sul do país, é servido como aperitivo acompanhado (ou não) de batata frita, salada de repolho, milho cozido, purê de batata ou feijão cozido no estilo americano.

Continua depois da publicidade

2. Macarrão e Queijo (Mac n’ Cheese)

Popular não só nos Estados Unidos, como no mundo todo, a receita do Mac n’ Cheese leva originalmente o macarrão do tipo “tubinho”, ovos batidos, além de muito queijo. Por ser de fácil preparo, tornou-se um ícone americano durante a Grande Depressão (1929), associado ao lançamento da versão instantânea em caixas, no ano de 1937.

Uma curiosidade interessante é a de que a iguaria era o prato favorito do presidente americano Ronald Reagan.

> Saiba como acertar o ponto do macarrão

3. Purê de Batatas (Mashed Potatoes)

O prato é presença garantida no Dia de Ação de Graças norte-americano, o famoso“Thanksgiving”. A data é celebrada no hemisfério norte em comemoração ao período de plantação e colheita.

É o momento de refletir sobre tudo que aconteceu até aquele período do ano e celebrar o que de melhor aconteceu nos últimos meses.

Continua depois da publicidade

Diferentemente do Brasil, o preparo do “mashed potato” americano envolve batatas rústica, ou seja, com casa e tudo, uma pitada de mostarda , além de muita manteiga.

> Como fazer purê de batatas simples, prático e gostoso

4. Bolo de Carne Moída (Beef Meatloaf)

Não tem muito o que dizer quanto a composição do “beef meatloaf” sem cair no óbvio: carne moída, ovos (para dar liga), queijo parmesão e tempero à escolha.

De preparo simples, acredita-se que a receita tenha sido criada na Europa medieval do século V, como parte do menu de reis e rainhas.

5. Costela ao Molho Barbecue (Barbecue Ribs)

Para quem gosta de um típico churrasco norte-americano (barbecue), não pode deixar de incluir o “barbecue ribs” no cardápio.

Continua depois da publicidade

Em comparação, pode-se dizer que o prato equivale à picanha brasileira.

Normalmente utiliza-se no preparo costelas de porco, mas as de boi e cordeiro são satisfatoriamente aceitas. Leva como acompanhamento batatas fritas e espiga de milho assado. Muito forte no sul dos EUA, a origem da comida remonta à época da Guerra Civil norte-americana (1861-1865).

> Como fazer purê de batatas simples, prático e gostoso

6. Asinhas de Frango (Buffalo Wings)

Essa receita é de deixar qualquer um salivando. As asinhas de frango americanas, mais conhecidas como Buffalo Wings, são empanadas e caramelizadas em um molho bem apimentado, ao estilo barbecue.

Apesar do nome “buffalo”(búfalo) não remeter à carne de frango, o prato surgiu em 1964 e faz referência à cidade de mesmo nome (Buffalo), localizada no estado de Nova Iorque.

A proprietária do The Anchor Bar (O Bar Âncora em tradução livre), Teressa Bellissimo, buscando algo para servir ao filho e seus amigos já tarde da noite, decidiu fritar as asinhas de frango, normalmente usadas para temperar sopas.

Continua depois da publicidade

Bastante comum em restaurante e bares de aperitivos, o prato é servido acompanhado de legumes como pimentão, cenoura, salsão e etc.

7. Cachorro Quente (Hot Dog)

Ao contrário do que se vê aqui no Brasil, o hot dog americano é bem simples: pão sovado, salsicha e molho, normalmente mostarda, ketchup, picles e etc.

As cidades onde o prato é mais consumido incluem Nova Iorque (calçadão de Coney Island) e Chicago. Sua origem remonta a década de 1860, ano em que os Estados Unidos se reerguiam após os conflitos da Guerra Civil Americana.

No entanto, deve-se creditar também o imigrante alemão Charles L. Feltman que, ao desembarcar nos EUA, trouxe consigo as famosas salsichas de Frankfurt.

Continua depois da publicidade

8. Waffles

Apesar da origem belga, os waffles são muito consumidos nos Estados Unidos, sobretudo no café da manhã acompanhados de mel ou syrup (xarope doce).

A massa era muito utilizada como hóstia durante cerimônias religiosas da Igreja Católica na Idade Média.

Uma curiosidade: imagens que representavam algum símbolo ou brasão relacionado ao Cristianismo eram impressos nos waffles.

> 10 passos para ter o melhor corte bovino

9. Torta de Abóbora (Pumpkin Pie)

Sabe aquela abóbora usada como decoração para o Halloween? Então, ela não é descartada, mas sim reutilizada para o preparo da famosa Torta de Abóbora, a Pumpkin Pie.

Continua depois da publicidade

Essa sobremesa não pode faltar durante as comemorações do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos que acontecem posteriormente ao Dia das Bruxas.

Em seu preparo são utilizadas as abóboras (claro!), dentre outros condimentos como noz moscada, gengibre, canela, além de chantili como cobertura.

10. Brownie

O brownie já não é mais tão novidade para os brasileiros. A receita desse bolo mais cremoso e denso já faz bastante sucesso por aqui.

O prato está na categoria dos “baked treats” (bolinhos assados) mais apreciados pelos norte-americanos.

Continua depois da publicidade

A história sobre sua origem é envolta de muito mistério. Historiadores especializados em gastronomia acreditam que o brownie tenha surgido em 1909, na região de “New England”, região nordeste dos EUA.

Entretanto, o dicionário “Larousse Gastronomique” afirma que a receita surgiu no ano de 1896.

Diz a lenda que uma dona de casa que estava fazendo um bolo de chocolate acabou esquecendo de colocar o fermento e o resultado foi uma das melhores sobremesas já criadas.

11. Torta de Maçã (Apple Pie)

Certamente você já viu em algum filme ou série norte americana a presença da famosa torta de maçã (apple pie).

Marca registrada no país, a receita surgiu na Europa e é feita da combinação de maçãs cortadas e douradas com especiarias (canela e baunilha), além da massa alta, dourada e crocante que deixa o prato ainda mais atrativo e apetitoso aos olhos.

Continua depois da publicidade

Como fazer em casa tortinha de maçã e banana igual de fast food

12. Panquecas (Pancakes)

As panquecas são para os americanos o que o pãozinho francês é para os brasileiros.

Consumidas diariamente pelos estadunidense durante o café da manhã, seu preparo é rápido e rende bastante. Sem contar que os ingredientes são bem simples e baratos : ovo, leite, farinha de trigo fermento em pó, essência de baunilha, açúcar, óleo e uma pitada de sal.

Geralmente são servidas em pilhas, com uma cascata de mel ou do famoso syrup americano.

13. S’more

Com certeza você já viu naqueles filmes da tarde sobre acampamentos, crianças e adultos ao redor de um fogueira assando marshmallows.

Muito comum na terra do Tio Sam, o s’more nada mais é do que marshmallow derretido com chocolate e que são colocados entre meio duas bolachas do estilo cream cracker (água e sal).

Continua depois da publicidade

Faz muito sucesso em acampamentos e durante a época do Natal.

Como observado, a culinária dos Estados Unidos representa o “American Dream” (Sonho Americano), pois traz em sua identidade a união de diversas culturas, enraizadas por imigrantes que buscavam uma vida melhor no país que se erguia.

Confira receitas no nosso canal do Youtube

Leia também

Como preparar a “famosa” costelinha com molho barbecue

Como fazer purê de batatas simples, prático e gostoso

Como fazer em casa tortinha de maçã e banana igual de fast food