Com as mudanças climáticas e também a tendência de buscar mais produção em alguns setores, corremos o risco de ver desaparecer a médio e longo e prazo alguns alimentos e bebidas populares. Veja quais são:
Continua depois da publicidade
Entre no grupo e receba as notícias de Florianópolis e região
Bacon
A primeira regra que aprendemos na gastronomia é que “todo sabor de um corpo, vem das suas partes de gordura”. O bacon é um desses produtos versáteis e adorados no mundo todo. De acordo com a NPA, associação britânica focada na produção de alimentos à base de carne de porco, a falta de bacon e outras carnes suínas é inevitável. Este notícia se deve a uma combinação de fatores, como o aumento no preço dos alimentos, a queda na produção de milho e soja devido à seca, epidemias que afetaram os animais, que tiveram que ser sacrificados aos milhares, que levaram os produtores a diminuir seus rebanhos por não suportarem os prejuízos.
Quiche Lorraine com bacon e queijo; como fazer
Vinho
Os apreciadores devem cuidar de estocar os seus rótulos prediletos. As causas da possível falta de vinho no mercado futuramente são a alta demanda da bebida, que cresce vertiginosamente, o que faz os produtores não darem conta da demanda e a queda na produção que nos EUA caiu 5% e 10% na Europa, que é responsável por cerca de metade de todo o vinho comercializado no mundo.
Continua depois da publicidade
Sardinha
Um dos alimentos mais populares do mundo a sardinha vivem em grandes populações que tendem a flutuar de acordo com a temperatura. A sua reprodução vem caindo progressivamente desde que as águas do Pacífico começaram a se tornar mais frias. Com a redução natural dos cardumes e a sua pesca irresponsável, o cenário é perigoso para o futuro.
Saiba como identificar vinho falsificado
Tequila
A produção dessa popular bebida mexicana nas variedades ouro e prata além de começarem a ficar muito caras, estão desaparecendo lentamente porque os fazendeiros mexicanos decidiram para de cultivar o agave-azul, planta com a qual se produz a bebida, para se dedicar ao plantio de variedades mais lucrativa, como o milho.
Chocolate
Grande parte do cacau produzido no mundo vem do oeste da África, e ele pode sumir por que o cultivo da matéria-prima não é lucrativo. Além disso, os chocolates ficarão muitos caros e raros. A produção de cacau é complicada, seu cultivo é demorado e a colheita é feita à mão. Para complicar, organizações internacionais contra o emprego de mão de obra infantil cobram permanentemente das autoridades o fim deste absurdo. Se a queda na produção de cacau continuar no atual ritmo que está, estima-se que em 20 anos o chocolate possa custar tanto quanto o caviar.
Confira o nosso canal do Youtube
Leia também
Quiche Lorraine com bacon e queijo; como fazer