O decanter foi criado para separar os sedimentos da parte líquida do vinho. Isto acontecia porque a filtragem e clarificação da bebida era menos eficientes, fazendo o acúmulo de partículas que sobravam da prensagem e fermantação das uvas.
Continua depois da publicidade
> Entre no grupo e receba as notícias de Florianópolis e região
O decanter aumenta a superfície de contato entre o vinho e o ar e o processo de oxigenação da bebida é acelerado.
O decanter não deve ser utilizado em todos os tipos de vinhos. Dependendo do processo de oxigenação, as características da bebida mudam consideravelmente, e em algus casos, isso pode pode prejudicar ao invés de ajudar.
Não utilize o decanter para os espumantes. Eles perderão as suas borbulhas. Vinhos brancos, são mais sensíveis à exposição ao oxigênio e à luz. Por isso, não decante.
Continua depois da publicidade
Existem vinhos com grande potencial para serem guardados. Assim que a rolha é retirada, como consequência do tempo que passou guardado, algumas de suas partículas ainda precisam entrar em contato com o oxigênio para ficarem mais agradáveis ao olfato e ao paladar.
> Monarquia inglesa anuncia espumante para celebrar 70 anos de reinado de Elizabeth II
Dicas importantes para utilizar o decanter
Deixe a garrafa em pé algumas horas antes da abertura. Isto fará com que todos os sedimentos de concentrem no fundo e seja mais fácil separá-los do vinho.
Despeje o conteúdo da garraafa de vino dentro do decanter vagarosamente. Se perceber que o líquido começou a ficar turvo, tenha ainda mais cuidado, pois é provável que isso seja decorrente da borra que ficou no fundo. Faça isso em local bem iluminado. Se necessário, utilize uma lanterna para observar os sedimentos com mais facilidade.
O tempo de decantação de cada vinho pode variar. A cada 10 ou 15 minutos, faça alguns movimentos circulares com o decanter para que ele se desenvolva e vá experimentando para verificar se a bebida já está no ponto ideal.
Continua depois da publicidade
Dependendo do clima, o vinho pode esquentar enquanto está sendo decantado. Para impedir que isso aconteça, posicione o decanter sobre um balde com gelo.
Antes de servir, retire-o e espere mais um tempo até que atinja a temperatura ideal de consumo. Se necessário, utilize um termômetro próprio para vinhos para auxiliá-lo.
Depois, evite colocá-lo na geladeira, pois isso pode acabar interferindo nos sabores e aromas da bebida.
5 benefícios da beterraba para a saúde
Tempo de decantação de cada vinho
Cada vinho tem seu próprio tempo ideal para permanecer no decanter. Algumas vezes, essa informação está contida no rótulo, mas caso isso não ocorra, é possível basear-se nas características da bebida.
Continua depois da publicidade
Em geral, quanto mais encorpado o vinho, mais tempo ele terá que ser decantado. Isso pode depender tanto das uvas utilizadas em sua elaboração quanto de seu terroir e/ou denominação de origem.
> Descubra o segredo para tirar acidez da cebola
Confira o tempo ideal para decantar alguns tipos de vinhos
- Tintos leves – Zinfandel, Pinot Noir e tintos da Borgonha – até 30 minutos
- Tintos médios – Cabernet Sauvignon, Merlot, Bordeaux, Côtes du Rhône – Entre uma e duas horas.
- Tintos encorpados – Syrah, Sangiovese, Vindo do Porto, Brunello di Montalcino, Barolo – Três horas ou mais.
Confira receitas no nosso canal do Youtube
Leia também
9 erros no preparo de alimentos