Pois é, eles não são a mesma coisa!

Assim como os ovos, o tomate é um ingrediente versátil que combina com muitos pratos. Ele faz parte de refeições elaboradas, mas também é destaque nas saladas.

Continua depois da publicidade

> Veja outras dicas e receitas do Beto Barreiros

O molho de tomate é um alimento que já vem pronto para uso. Alguns são preparados com diversos temperos para realçar o sabor. Orégano, manjericão, salsa, cebola e sal são alguns deles. O molho de tomate é muito mais processado do que o extrato. É possível inclusive já encontrá-lo pronto. Os de azeitonas e bolonhesa são os mais comuns.

O extrato de tomate é mais concentrado, já que é feito somente com a polpa de tomate. Por essa razão, precisa ser diluído antes do uso. A receita do extrato contém somente tomate, sal e açúcar. Ele serve como base para várias receitas, inclusive com o seu toque pessoal, temperando da maneira que preferir. Ele vai dar cor e encorpar os seus molhos.

Continua depois da publicidade

E a polpa de tomate? A polpa de tomate é preparada com os mesmos ingredientes do extrato de tomate, sem a adição de vários temperos. A única diferença é que a polpa já está diluída. Normalmente é utilizada no preparo de molhos, com os temperos da sua preferência. A minha sugestão é procurar comprar derivados do tomate com menor quantidade de açúcar, sódio e conservantes.

> Como preparar a “famosa” costelinha com molho barbecue

Fazer o seu próprio molho também é gostoso. Mas se você quiser ser mais prático, a opção mais próxima do tomate natural, são os tomates pelados, que normalmente contêm somente tomate, sal e algum conservante.