Preparar um bom risoto aparentemente é fácil. Sabendo escolher os ingredientes na medida certa, o arroz ideal e cuidar com o tempo do cozimento, são indispensáveis. O limão siciliano tem um toque ácido que harmoniza perfeitamente com o a delicadeza do sabor do alho-poró. Confira os ingredientes e o modo de preparo desta receita que pode ser preparada ainda neste fim de semana.

Continua depois da publicidade

Risoto de limão siciliano com alho-poró

Ingredientes (seis porções):

– 2 xícaras de chá de arroz carnaroli ou arbório

– 1 alho poró médio cortado em finas rodelas

– 1 limão siciliano espremido para retirar o suco

Continua depois da publicidade

– 2 dentes de alho esmagados.

– 1 cebola grande bem picadinha

– 2 colheres de sopa de azeite de oliva ou manteiga

– 2 colheres de sopa de manteiga sem sal

– 200 ml de vinho branco seco

– 2 litros de caldo de legumes (confira como fazer AQUI)

– Sal e pimenta do reino à gosto

– 2 colheres de manteiga sem sal gelada e 3 colheres de queijo parmesão ralado para finalizar o prato.

Modo de preparo:

Antes de começar a preparar o risoto de limão siciliano, aqueça o caldo de legumes e reserve.

Utilizando uma panela tipo wok ou uma frigideira grande e funda, aqueça a manteiga e o azeite em fogo médio. Em seguida, adicione o alho poró, o alho esmagado, a cebola e refogue até a cebola ficar transparente. Após, aumente a chama, coloque o arroz e deixe fritar. 

> Saiba onde comer frutos do mar em Florianópolis

Um dos segredos de um bom risoto é mexer constantemente para os ingredientes não queimarem e o arroz não ficar dourado. Chegou a hora de colocar o vinho e continuar mexendo para evaporar as partes de álcool dele e só ficar o sabor da uva. Assim que o vinho evaporar, acrescente o suco de limão e continue mexendo até ele incorporar no arroz e você começar a colocar o caldo de legumes quente e continuar mexendo bem para o arroz não grudar. Assim que o caldo for diminuindo coloque mais caldo, sempre tendo o cuidado de não colocar muito para arroz não ficar muito empapado. Chegou o momento de provar o cozimento do arroz e reduzir aos poucos a quantidade de caldo a ser acrescentado, para que ele fique ao dente e levemente úmido, mas sem caldo.

No momento que o arroz estiver no ponto, diminua a temperatura e experimento o arroz para conferir se é necessário colocar mais sal. Após, adicione o restante da manteiga gelada no centro da panela, misture bem para que a manteiga derreta e se integre e dê brilho no risoto. Finalize misturando o queijo parmesão, desligue o fogo e sirva quente.

Continua depois da publicidade

Leia também:

> Bife a rolê, um prato saboroso e simples de preparar

> Como fazer caldo de legumes