A orelha de gato ou cueca virada é um doce feito de massa de farinha de trigo e ovos, que é cortada em uma tira larga e fina, frita e polvilhada com açúcar. Antes de fritar, é feito um corte no meio da massa e depois ela é torcida para ficar no formato que deu a ela popularidade no Brasil e em outros países.

Continua depois da publicidade

> Receita de sobremesa saudável com chia e calda de damasco

A origem da receita da orelha de gato é dos romanos. Antigamente na Europa, na quarentena, acontecia o jejum, então a quinta-feira antes do carnaval era chamada de “quinta-feira gorda”, ou seja, a última chance de comer antes deste período, sendo este doce uma das principais atrações. Já no Brasil, a orelha de gato ficou popular com a chegada dos imigrantes italianos, no fim do século XIX.

> Banana caramelada com sorvete é um clássico das sobremesas

Por aqui a orelha de gato é feita com massa macia e roliça, muito embora receitas tradicionais tenham como objetivo produzir massas crocantes e finas, polvilhadas com açúcar e canela, que fica uma delícia. A orelha de gato ou cueca virada é perfeita para acompanhar café, chá, lanche da tarde ou como sobremesa. Todos gostam!

Continua depois da publicidade

> Os benefícios da folha de louro na comida

Receita orelha de gato ou cueca virada

Ingredientes:

– 3 xícaras de farinha de trigo (420 gramas)

– 120 g de açúcar

– 1 colher e meia de sopa de fermento em pó

– 2 ovos

– sal

– leite

– óleo para fritar

Modo de preparo:

Utilizando uma tigela, coloque a farinha de trigo, o açúcar, uma pitada de sal e o fermento. Misture bem. Em seguida, coloque os ovos, misture e aos poucos, acrescente o leite até obter uma consistência de massa.

> Receita de bolo de laranja low carb

Em uma mesa com a superfície lisa, espalhe farinha de trigo e após sove a massa até ficar lisinha. Após, utilizando um rolo, estenda a massa da orelha de gato até ficar com a espessura de aproximadamente 2 cm. Assim que a massa ficar esticada, corte-a em retângulos pequenos, faça uma fenda no meio e transpasse uma das pontas por esta fenda, para ela ficar no formato de orelha de gato ou cueca virada. Em uma frigideira, aqueça o óleo até ficar bem quente e coloque as massas para fritar até ficarem douradinhas. Em uma travessa com papel absorvente, coloque as orelhas de gato e após polvilhe com açúcar e canela.

Leia também:

> Saiba onde comer frutos do mar em Florianópolis

> Bife a rolê, um prato saboroso e simples de preparar

> Como fazer caldo de legumes