Tradicionalmente na quaresma, os cristãos não comem carne, por este motivo, os frutos do mar sempre estão presente nas mesas.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
No Pântano do Sul, em Florianópolis, os pescadores secam a carne da abrótea, que é o bacalhau brasileiro, e depois preparam seus pratos com eles.
Pórem, um dos grandes segredos de como preparar um bacalhau, eu aprendi com um chef português, Vitor Sobral, quando ele visitou Florianópolis no final da década de 1980. Vitor Sobral, é considerado o papa dos frutos do mar em Portugal. Com paciência de mestre, me ensinou o segredo para preservar o verdadeiro sabor do bacalhau durante o seu preparo, que vai muito além do azeite de oliva, o alho e as azeitonas.
Jamais retire a pele e as espinhas, é neles que está o colágeno, uma proteína que dá estrutura, firmeza e elasticidade à pele, que é transferido para a sua nobre carne durante o preparo.
Continua depois da publicidade
> Receita de bacalhau confitado em azeite
Em casa, aperfeiçoei o que ele me ensinou e passei a preparar assim: Retiro a pele e as espinhas do lombo, coloco em uma panela com um pouco de água, azeite de oliva e vinho. Deixo cozinhar até reduzir como uma calda.
Preparo a travessa que irá ao forno com batatas cozidas, cebola roxa fatiada, mini tomates, azeitonas, alho e mini cenouras.
Receita de lascas de bacalhau em cama de mandioquinha
Em seguida, adiciono nos espaços os lombos sem a pele a as espinhas. Após, utilizando um coador, adiciono a calda sobre todos os ingredientes, dou mais uma regada com azeite de oliva e levo ao forno para assar até ficar no ponto.
Veja outras receitas
Leia também
Como fazer tainha à moda do Janja
Continua depois da publicidade