Eu já contei por aqui, se você chegar na cidade de Braga em Portugal e pedir um arroz de Braga, ficará surpreso. Lá não existe o famoso arroz aqui no Brasil. O que aconteceu foi o seguinte: Um cozinheiro português da cidade de Braga que veio para o Brasil, quis homenagear a sua terra natal e preparou uma das receitas que servem lá, onde o ingrediente mais comum é a carne de pato.
Continua depois da publicidade
> Em Florianópolis, Claude Troisgros visita o Box 32
Como aqui os brasileiros não gostaram e ele tinha dificuldade de conseguir a carne de pato, ele trocou a carne de pato pela carne de galinha e para deixar o prato mais substancioso, incluiu linguiças e deu o nome de Arroz de Braga. Com o passar do tempo, tornou-se famoso no Brasil conquistando o paladar dos brasileiros.
Receita Arroz de Braga
Ingredientes (10 porções):
– 1,5 kg de frango cortado em pedaços
Continua depois da publicidade
– 4 xícaras de chá de arroz
– 3 tomates sem pele, sem sementes e picados ou 1 lata de tomate italiano com o seu caldo.
– 2 cebolas picadas
– 2 dentes de alho picados
– 250 g de bacon cortado em tiras e picado
– 300 g de linguiça calabresa cortada em rodelas
– 150 g de paio cortado em rodelas
– 3 colheres de sopa de óleo ou azeite de oliva
– 100 g de ervilhas frescas congeladas
– 1 folha de louro
– 1 repolho branco pequeno
– Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
– Tempere o frango com o sal e a pimenta. Utilizando uma panela, aqueça o óleo, doure o bacon e reserve.
– Na mesma panela, refogue os pedaços de franco até dourar bem. Em seguida, coloque o paio e a linguiça calabresa. Cozinhe até ficarem bem douradas. Retire tudo e reserve.
– Após, coloque a cebola e o alho na panela e cozinhe por alguns minutos. Depois, adicione o arroz e refogue durante 3 minutos, mexendo sempre. Coloque os tomates, as ervilhas e a folha de louro. Retorne para a panela os pedaços de frango com o bacon, o paio e a calabresa e cubra tudo com água fervente. Tempere com cuidado e deixe cozinhar por 30 minutos e em seguida, rasgue as folhas do repolho com as mãos e coloque na panela, Misture tudo e cozinhe durante mais uns 20 minutos. Se for preciso, adicione mais água para o arroz ficar molhado e mole.
Leia também:
> Saiba onde comer frutos do mar em Florianópolis