Quando apreciado por conhecedores, o queijo parmesão provoca diversas sensações. Na primeira mordida, sentimos o seu gosto frutado, seguido de um leve salgado.

Continua depois da publicidade

Todo queijo maturado, como o parmesão, passa por um processo de perda de umidade, que é responsável pelo aumento do sabor. O queijo parmesão provoca sensações importantíssimas para o paladar: o aroma e a textura. Ambos são essenciais para que um alimento ou prato seja apreciado, já que 80% do sabor vem pelo que sentimos por meio do olfato, e não pela língua, como acreditamos ser. 

> Veja mais dicas e receitas do Beto Barreiros

> Conheça o Tete de Moine, o queijo real

Mesmo com o gosto intenso, seu aroma é marcante e bastante equilibrado. A textura quebradiça revela pequenos cristais esbranquiçados que ficam crocantes. Estes cristais também são resultado da maturação, assim como a cor amarelada. Quanto mais vivo é o amarelo, mais maduro esta o queijo parmesão.

Continua depois da publicidade

Sua utilização é muito versátil. Ele é ótimo como petisco, principalmente quando acompanhado de um bom vinho. Ralado, dá um toque especial a massas, risotos e sopas, além do requinte final para os pratos gratinados.

> Como preparar a “famosa” costelinha com molho barbecue