Depois de escolher uma boa carne e seus acompanhamentos para grelhar, você precisa ficar atento na qualidade do carvão para que o resultado seja ótimo.
Continua depois da publicidade
Entre no grupo e receba as notícias de Florianópolis e região
Tipos de carvão
Carvão vegetal
É o mais comum e o mais barato, proveniente da carbonização da madeira ou lenha. É de fácil acendimento, gera boa quantidade de calor e, quando de madeira de qualidade, gera um braseiro com excelente durabilidade. Ao escolher, observe se é de uma marca comprometida com o meio ambiente e que possui procedência de reservas de reflorestamento.
Carvão briquete
É um bloco compacto geralmente em forma cilíndrica. Possui alta densidade, e é composto por resíduos de madeira, pó de serra, carvão ou outros. Por ser tratar de material reaproveitado, é muito ecológico. Devido a sua densidade, o briquete exige mais tempo até ficar em brasa. Além disso, faz pouca fumaça e não inflama muito por não ter tanta câmara de ar.
> Bife a rolê, um prato saboroso e simples de preparar
Continua depois da publicidade
Cuidados que devem ser observados
Carvão de eucalipto ou acácia negra são os melhores. O carvão não deve possuir pedaços muito pequenos ou grande quantidade de poeira dentro do saco. Quando é de boa qualidade, não provoca fumaça em excesso, especialmente após estar em brasa. Não esqueça jamais de investigar se não é utilizada mão de obra escrava e se tem todos os registros em órgãos ambientais, garantindo desta forma que o seu uso não danifique o meio ambiente.
Qual carvão usar no churrasco?
No meu churrasco, utilizo carvão de eucalipto. Ele demora mais para acender, porém após tem um braseiro uniforme e sem fumaça. No padrão de qualidade, o carvão de eucalipto feito por cooperativas, retira do extrato pirolenhoso, que é um produto de base orgânica resultante da condensação da fumaça, gerada da madeira. Isso deixa o carvão livre de óleos e outros extrativos, o que confere alto gral de pureza, evitando a formação de fumaça. Eles também possuem CTF – Cadastro Técnico Federal junto ao IBAMA, bem como Certidão de Conformidade Ambiental junto a FATMA.
Confira os vídeos do nosso canal no Youtube
Leia também
Bife a rolê, um prato saboroso e simples de preparar