O preparo de peixes e frutos do mar não costuma ser uma tarefa díficil, e para facilitar ainda mais vou dar sugestões de temperos e como eles podem ser utilizados. Uma das dicas é: quando você for preparar um peixe inteiro, faça uma mistura de 100 ml de azeite, 2 colheres de sopa de salsinha, cebolinha e manjericão picados, 2 dentes de alho esmagados, 1 xícara de chá de vinho branco seco, noz moscada ralada, pimenta do reino moída na hora e sal e após passe por dentro e por fora do peixe.
Continua depois da publicidade
> O ponto certo do cozimento do camarão
> Onde comer frutos do mar em Florianópolis
Outra sugestão para fazer em casa é bater no liquidificador o manjericão, o alecrim, a sálvia, a manjerona, o sal, a pimenta do reino, o azeite de oliva, o louro e o tomilho. Bata tudo e passe no peixe inteiro e deixar curtindo por 30 minutos antes de assar ou grelhar.
Temperos que combinam com frutos do mar:
– Açafrão: utilize para fazer paella, risotos de frutos do mar e de peixe.
Continua depois da publicidade
– Alecrim e cebolinha: são ótimos para preparar receitas como molhos à base de creme de leite para acompanhar frutos do mar.
– Alho-poró: com sabor parecido com o da cebola, é ideal para o preparo de molhos e caldos de peixe.
– Coentro: é o tempero que não pode faltar na moqueca e nas caldeiradas de peixe.
– Estragão: seu sabor é único e marcante para o preparo de frutos do mar.
– Manjerona: para finalizar pratos de frutos do mar grelhados, o ideal e fazer uma mistura com manteiga derretida e passar por toda a superfície dos grelhados.
– Pimenta-do-reino: é perfeita para ser adicionada no molho para frutos do mar assados, junto com o sal, o alho, o vinagre e o limão.
Continua depois da publicidade
– Tomilho: com o seu aroma único, acrescenta sabor aos cozidos e assados, inclusive de frutos do mar.
Leia também:
> Gengibre: quais os benefícios, como armazenar e como utilizar nos preparos de doces e salgados