Ainda pouco conhecida no Brasil, a physalis é uma fruta que além de linda, possui alto teor nutricional que contribui para o bom funcionamento do organismo. Esta frutinha redonda e amarela com sabor adocicado e levemente azedo, é produzida no Brasil e na Colômbia.

Continua depois da publicidade

> Colesterol: por que você precisa ficar de olho nele?

Segundo a nutricionista Chris Castro (CRN 320609), a physalis tem ação comprovada no controle da diabete, doenças hepáticas, malária e dermatites. Em sua composição estão os fitoesterois que proporcionam ações contra inflamações, tumor, fungo e o seu efeito mais comum, a redução do colesterol. A physalis também é considerada antialérgica, diurética, sedativa e analgésica. É rica em vitamina A, vitamina E, vitamina K1, complexo B, além de ser fonte de pectina, uma importante fibra solúvel, essencial para uma boa digestão. 

> Como utilizar páprica doce e páprica picante

Outro elemento importante na fruta é a physalines. Sua ação regula a resposta autoimune do organismo nos processos de alergias. Na gastronomia, é consumida em sobremesas, saladas, pratos quentes, sucos e em bolos e tortas.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Drinks para brindar na chegada de 2021

Qual o significado de comer sementes de romã na virada do ano

Qual a diferença entre sorbet e sorvete

Como utilizar colorau na comida