O polvo é saboroso e ao mesmo tempo delicado de ser preparado já que ele perde muito líquido durante o seu cozimento. Normalmente 1 kg de polvo fica reduzido a mais ou menos 400 gr depois de cozido. Sua preparação exige atenção e te trago algumas dicas. Confere!
Continua depois da publicidade
> Vieiras: o mais delicado e requintado derivado do mar
Ingredientes:
– 1 povo de mais ou menos 1,5 kg
– 1 cebola
Continua depois da publicidade
– Sal e pimenta do reino a gosto
Limpe bem o polvo, principalmente as ventosas que normalmente retém alguns resíduos de impurezas. Se você não domina o processo de limpeza do polvo, peça para fazer na peixaria. A melhor maneira de amaciar a carne do polvo é fazer o cozimento em uma boa panela de pressão.
> Saiba onde comer frutos do mar em Florianópolis
Atenção para esta dica: não coloque água na panela de pressão. O polvo elimina muito líquido durante o cozimento, assim, ele cozinhará no seu próprio líquido. Após colocar o polvo inteiro, adicione a cebola e os temperos da sua preferência e feche a panela de pressão. O tempo ideal é de 15 minutos de cozimento após a panela começar a chiar para ele não ficar duro se for cozido demais ou borrachudo ser for cozido de menos. Neste tempo, ele ficará macio e suculento.
Depois de pronto você pode dar uma grelhada rápida nele para ficar crocante e servir com um purê da sua preferência, cortar em pedaços para fazer um risoto ou um delicioso polvo a vinagrete. Em Portugal, é um ingrediente indispensável na caldeirada de frutos do mar.