O Outono é a estação em que mais ocorrem mudanças. A temperatura fica mais fresca e as árvores começam a ficar com as folhas mais desbotadas até secarem para caírem e começarem um novo ciclo. O outono é a estação do equilíbrio, pois exatamente no dia da sua virada, o dia e a noite tem horas iguais de duração. Esse fenêmeno é conhecido como equinócio de Outono.
Continua depois da publicidade
> Veja mais dicas e receitas do Beto Barreiros
> Torpedo de camarão: quem inventou?
As frutas do outono são mais cremosas, como a banana, o caqui, a jaca, o abacate, o abacaxi, a pera, a maçã gala, o kiwi, a uva rubi e o limão taiti. Além destas frutas, temos as que agradam os paladares exóticos, como a seriguela, o figo, o mangostão, a fruta do conde, a pitaia, o araçá, a goiaba, a carambola e o maracujá.
As hortaliças da estação são: rúcula, agrião, escarola, almeirão e chicória são as amarguinhas. Alface crespa, lisa e americana, repolho e acelga são as neutras.
Continua depois da publicidade
Já para dar sabor e temperar, as cebolas branca e roxa, a salsinha e a cebolinha e o gengibre estão na safra.
> Escondidinho de batata baroa com cogumelos frescos
> Como preparar a “famosa” costelinha com molho barbecue
Para cozinhar ou assar: abóbora pescoço, batata doce, abrobrinha, berinjela, brócolis, pimentão, milho verde, cará, mandioca e o chuchu, que ficam ótimos cozidos.
Para fazer salada, o outono traz a safra do tomate, pepino japonês, quiabo e jiló.
Agora é só usar a criatividade e agir para fazer uma ótima refeição com todos os produtos da estação.