O ainda pouco conhecido mel de bracatinga é uma associação entre a árvore bracatinha, um inseto chamado cochonilha e as abelhas, que resulta em um produto único: o mel de melato.
Continua depois da publicidade
Ele é produzido por abelhas a partir do líquido açucarado que a cochonilha produz ao se alimentar da seiva da bracatinga. O mel de melato é escuro, levemente menos adocicado do que o de origem floral e possui maior quantidade de minerais, além de propriedades medicinais. Este mel é único. Em 2017, foi reconhecido como o melhor do mundo no 45º Congresso Internacional de Apicultura, em Istambul, na Turquia.
Estudos indicam que a área de produção do mel de melato abrange cerca de um terço do território catarinense, se estendendo do Planalto Sul ao Planalto Norte, seguindo por uma faixa central do Estado em regiões com altitudes acima de 700 metros.
Por ter um efeito antisséptico e fornecer vitamina C, o chá de limão com mel é uma ótima opção para aliviar sintomas de resfriado e dor de garganta.
Chá de limão com mel
Ingredientes (2 xícaras):
Continua depois da publicidade
– 2 limões
– 4 colheres de sopa de mel
– 700 ml de água fervendo
Modo de preparo:
Corte um limão ao meio, esprema o sumo dele e misture com o mel. Corte o outro limão em quatro partes e reserve. Coloque esta mistura no fogo e em seguida, adicione a água e as quatro partes de limão. Deixe ferver por 10 minutos e após, retire as partes de limão, deixe esfriar e esprema para retirar o seu suco. Ferva por mais dois minutos e em seguida coloque em uma xícara, tampe e deixe curtir por 5 minutos antes de servir.
Leia também:
> Primavera: a estação das peras; confira dicas de harmonização com queijos e vinhos