A origem da manteiga e do azeite de oliva é o principal diferenciador entre eles. O azeite de oliva é de origem vegetal e a manteiga de origem animal. A concentração de gordura saturada na manteiga pode chegar a mais de 70% do total, contra 15% no azeite de oliva.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A manteiga contém cerca de 700 calorias por 100 gramas e o azeite tem um total de 884 calorias na mesma quantidade de gordura.
Para saber o comportamento do azeite e da manteiga nas altas temperaturas, observe o ponto de fumaça de cada um. Essa circunstância determina a temperatura média em que o alimento inicia a decomposição química, o que pode levar elementos prejudiciais ao organismo.
> Vida saudável como parte da rotina: Conheça a história da personal Jeruza Matos
Continua depois da publicidade
Para o azeite de oliva a temperatura é de 210 ºC, enquanto para a manteiga é de 110 ºC. Quando fritamos os alimentos, normalmente, a temperatura chega a 180 ºC. Neste caso, o aconselhável é usar o azeite.
Vale observar que a manteiga é frequentemente usada para aumentar o sabor dos alimentos e, em alguns casos, ajuda a mascarar a má qualidade dos ingredientes, além de aumentar o teor calórico do prato.
Com o aumento das pessoas que têm intolerância à lactose, o azeite é uma boa opção. A origem vegetal do produto não agrava este problema e evita o aparecimento de sintomas.
> Dieta ideal para manter uma alimentação saudável
Há uma grande diferença entre a manteiga e o azeite de oliva, principalmente no quesito de qualidade de gordura e nutrientes. O que me deixa intrigado é como esclarecer que os franceses são o segundo maior consumidor de manteiga no mundo, perdendo apenas para a Holanda, e mesmo assim são os que apresentam menos problemas cardíacos no mundo, além de serem os mais magros.
Continua depois da publicidade
Leia também
Como usar a trufa, um funghi raro e difícil de encontrar
Vinhos de Altitude de Santa Catarina conquistam Indicação Geográfica