O haddock é uma espécie de peixe da mesma família do bacalhau. Fresca, a sua carne é branca e com sabor delicado. Tradicional nos países nórdicos, lá o haddock fresco é levemente desidratado em salmoura e após, defumado com madeiras especiais que deixam o seu sabor diferente e gostoso. Quando defumado, o filé tem fibras claras, macias e translúcidas e a superfície fica alaranjada, feita com corantes alimentícios. O resultado é uma carne saborosa, um pouco adocicada e macia. O filé do haddock fica ótimo para ser grelhado na manteiga, cozido no leite ou preparado como carpáccio.
Continua depois da publicidade
Haddock grelhado na manteiga:
– 1 kg de hoddock defumado
– 4 colheres de sopa de manteiga sem sal
– 1 colher de sopa de salsa
– 1 colher de café de finas ervas
Continua depois da publicidade
– 1 colher de sobremesa de sumo de limão
– Pimenta do reino a gosto
Modo de preparo:
Corte o filé do haddock em 4 pedaços iguais. Após, em uma grelha ou uma chapa untada com óleo ou azeite de oliva, grelhe os filés de haddock por 2 minutos de cada lado e reserve.
Utilizando uma panela pequena, coloque a manteiga, a salsa, as finas ervas, o sumo de limão e um pouco de pimenta do reino. Em fogo baixo, mexa todos os ingredientes até que fiquem com a cor dourada. Sirva fazendo uma cama com o molho e em seguida coloque por cima o filé grelhado e sirva. OBS: Como o filé de haddock ficou em salmoura antes de ser defumado, não é necessário utilizar sal no seu preparo.
Leia também:
> Saiba onde comer frutos do mar em Florianópolis