Esta pasta branca da foto do prato, não é molho de maionese, é sim sêmen de peixe. Também pode se referir a ovas que tem o esperma ou aos sacos e testículos que contêm o sêmen. Servido em cima de arroz, massa de tempura ou mesmo em cima de creme, este prato é reverenciado por sua rica textura aveludada e sabor suave do mar.
Continua depois da publicidade
Entre no grupo e receba as notícias de Florianópolis e região
O shirako também é apreciado na Coréia, Indonésia, Romênia e Rússia, onde é combinado com as ovas de arenque. Shirako é realmente esperma de peixe? Sim. O sabor e a textura do shirako são bastante agradáveis, o que significa que muitas pessoas acham agradável.
Nos EUA o shirako é conhecido como leite de peixe, mas é a mesma coisa. Na culinária Indonésia é chamado de telur ikan, em geral, retirado do peixe pargo. Na Coréia se chama iri.
Por que os japoneses vivem mais? Conheça segredo oriental
Continua depois da publicidade
No Japão, os pratos são preparados tanto com o esperma de bacalhau, tamboril, salmão e inclusive baiacu. Em menor escala é possível encontrar shirako de polvo e lula. O shirako às vezes é colhido à mão, mas a maneira mais fácil de coletá-lo é simplesmente recuperar o líquido dos órgãos genitais de um peixe morto. Isso também facilita o manuseio, pois é embalado em um órgão do peixe. Os chefs ocasionalmente perfuram essa membrana quando preparam molhos para trabalhar diretamente com o creme em forma de gel. A textura se assemelha ao creem cheese e o sabor é bem suave de frutos do mar.