A couve-flor é uma hortaliça da mesma família do repolho e do brócolis. A sua textura é delicada e o seu cozimento em água com sal leva no máximo de 12 a 15 minutos. Ela é cheia de benefícios para a saúde, inclusive para perder peso, por conter baixas calorias. Couve-flor cozida e depois gratinada com queijo é um sucesso. Ela é também uma ótima substituta dos carboidratos nas receitas. 

Continua depois da publicidade

Como nem tudo é perfeito, a couve flor libera um aroma desagradável durante o seu cozimento. Ma, a partir de agora, você pode cozinhar a sua couve-flor sem medo de impregnar a casa toda com essas dicas:

– Coloque na água do cozimento da couve-flor, uns pedaços de salsão, que ele neutraliza o odor.

– Adicione um pouco de leite na água do cozimento que ele irá amenizar o cheiro e não vai interferi no sabor final.

– Se você não tem em casa salsão ou leite, coloque umas gotas de limão na água do cozimento ou a sua casca que ele irá evitar odor desagradável pela cozinha.

Continua depois da publicidade

– E por último, adicione um pouco de vinagre de vinho que ele também neutraliza o cheiro e a couve flor ficará cozida para ser saboreada.

Mini couve flor orgânica cozida

Ingredientes (4 porções):

– 1 mini couve flor orgânica

– Folhas de alface verde

– Folhas de alface crespa roxa

– Folhas de agrião

– 4 mini tomates

– Salsinha e cebolinha verde

– Azeite de oliva

– Vinagre balsâmico

– Pimenta do reino e sal a gosto.

Modo de preparo:

Utilizando uma panela, coloque a couve flor, cubra com água, salgue e adicione somente com um dos produtos, que podem ser os talos de salsão, ou um pouco de leite, ou gotas de limão ou a cascas, ou vinagre de vinho para não deixar o ambiente impregnado com o seu odor.

Deixe cozinhar entre 12 e 15 minutos em fogo baixo e com a panela tampada. Após, escorra a água do cozimento e coloque água fria na panela para parar o cozimento. Escorra bem e reserve.

Para montar o prato para servir, comece fazendo uma cama com folhas de alface verde, após coloque a couve flor fria no centro do prato e decore as laterais com as folhas de agrião, alface crespa roxa e os tomatinhos. Regue a couve flor com azeite de oliva, um pouco de aceto balsâmico, um pouco de pimenta do reino e decore com a salsinha e a cebolinhas bem picadas. Sirva como entrada ou acompanhamento.

Continua depois da publicidade

Leia também:

> Saiba onde comer frutos do mar em Florianópolis

> Bife a rolê, um prato saboroso e simples de preparar

> Como fazer caldo de legumes