Popular em muitos países, a páprica é um condimento típico da culinária da Hungria. É uma especiaria feita com pimentão ou pimenta seca. Existe dois tipos de páprica, a doce e a picante. O que diferencia uma da outra é que a páprica mais ardente e de cor clara é produzida com o pimentão sem as sementes. Já a páprica escura é a doce, que é feita com sementes.
Continua depois da publicidade
De sabor bastante suave, a páprica doce não é apimentada como a versão picante. Ela é usada inclusive para colorir alguns pratos. Se você prefere um sabor mais acentuado, utilize a páprica picante.
Sugiro que experimentem a páprica em pratos simples como o arroz e a batata assada ou em receitas com frango. Peixes, carnes, aves, ovos, tortas salgadas e molhos também ficam saborosos com a páprica. Uma boa dica é salpicar sobre a batata frita.
Um cuidado especial para utilizar a páprica é não deixar ferver, pois ela pode dar uma gosto amargo nos alimentos. A páprica pode ir ao fogo por no máximo 5 minutos, por isso deixe para acrescentá-la somente no final do preparo da receita.
Leia também:
> Saiba onde comer frutos do mar em Florianópolis
Continua depois da publicidade