É na infância que aprendemos a gostar de sorvete, uma tentação para as crianças que durante toda a vida não deixarão de apreciar os sabores doces, salgados, exóticos e inesquecíveis.

Continua depois da publicidade

> Petisco para o fim de semana: almôndega de boteco

O sorvete foi descoberto pelos chineses em 2000 a.c, quando uma sobremesa feita com leite de arroz congelou na neve. Naquela época, o sorvete era servido somente para os nobres, os únicos que tinham acesso ao leite. A conservação nos dias de altas temperaturas era no subterrâneo gelado.

Em 1271, o italiano Marco Polo, durante uma viagem à China, ficou maravilhado com a novidade e acabou levando para a Itália. As receitas de sorvete ficaram guardadas em segredo até o século XVI, quando cozinheiros de Catarina de Médici (1519), serviram como sobremesa para a corte francesa.

> Codornas assadas, refeição gostosa e barata

Continua depois da publicidade

> Veja mais dicas e receitas do Beto Barreiros

Foi um italiano da Sicília, chamado Francisco Procópio, que em 1670, abriu em Paris a primeira sorveteria da história. Por coincidência, é em Paris que está a melhor sorveteria do mundo, a Berthillon. Fundada em 1954, o estabelecimento ficou famoso quando uma receita oriental antiga, o Sharbet des Sultans, sem creme, somente com fruta pura, ervas, especiarias, flores e açúcar mascavo, explodiou como a melhor do mundo.