O aioli caseiro é um dos molhos mais deliciosos da cozinha francesa. São poucos ingredientes, mas no seu preparo é necessário alguns cuidados.
Continua depois da publicidade
Entre no grupo e receba as notícias de Florianópolis e região
Ingredientes
- 1 gema
- 4 dentes de alho
- 200 ml de azeite de oliva
- Uma pitada de sal
Modo de preparo
O sucesso ou o fracasso no preparo do aioli está nos primeiros 10 minutos quando o azeite de oliva entra em contato com o ovo e o alho.
Continua depois da publicidade
Separe a gema da clara de um ovo, quebrando com cuidado a casca e passando a gema de um lado para o outro. A gema deve ficar inteira e não pode furar no processo.
Coloque a gema, o sal e o alho amassado em uma tigela pequena. Acrescente gotas de azeite de oliva na tigela e vá mexendo devagar com um batedor. Não há a necessidade de usar um mixer ou bater muito rápido, apenas o suficiente para que os ingredientes se misturem.
> Receita de spaghetti com frutos do mar
Cerca de um minuto depois, acrescente algumas gotas a mais de azeite e novamente em pequenas quantidades. Mexa nos intervalos.
Continue adicionando o azeite aos poucos pelos primeiros 10 minutos até que você tenha uma base grossa. O aioli fica mais sólido e difícil de mexer com cerca de 100 ml de azeite de oliva.
Continua depois da publicidade
Pode acontecer de acumular no batedor, neste caso, bata na borda da vasilha e repita ocasionalmente para manter a homogeneidade do molho. Você pode adicionar o azeite mais rápido agora, no ritmo de 20 ml de cada vez.
Finalize acrescentando o suco de limão a gosto. Isso vai ajudar a deixar o molho mais macio e vai dar uma cor mais nítida.
> Como fazer cebolas caramelizadas
Você pode apreciar o aioli, com qualquer legume ao vapor, como cenouras, batatas ou aspargos. O aioli também combina para acompanhar peixe que e cozido e levemente temperado com ervas, azeite de oliva e limão. Como acompanhamento de carnes e hambúrguer fica ótimo.