Este ano, a safra da tainha foi muito boa. Além das que foram consumidas frescas, os manezinhos da ilha costumam preparar as tainhas escaladas. As tainhas são abertas pelas costas e a cabeça é descartada. Após a tainha é temperada com sal e um pouco de cominho que segundo os nativos afirmam, afastam as moscas. Ela fica no sal por pelo menos uma hora e após é lavada e colocada para curar em gaiolas com tela ao ar livre por pelo menos um dia. Depois de curada, a tainha pode ser congelada para ser usada no momento oportuno. O advogado e cozinheiro amador Ernesto São Thiago, que curte bastante as tradições do nosso litoral, enviou esta receita que eu compartilho com os meus queridos leitores.
Continua depois da publicidade
Salada de tainha escalada
Ingredientes (4 porções):
– 1 tainha escalada
– 1 cebola grande fatiada finamente;
– 1 pimentão verde pequeno cortado em cubos bem pequenos;
Continua depois da publicidade
– 1 colher de sopa de ervas para peixe (finas ervas)
– 150ml de azeite de oliva
-50ml de vinagre de arroz (ou outro da sua preferência)
– Suco de 1 limão
– 1 colher de café de mostarda (melhor se for tipo Dijon)
– 1 colher de café de pimenta do reino moída na hora
Modo de preparo:
Deixa a tainha descongelar e dessalgar em água por duas horas. Descarte a água, lave a tainha em água corrente e ponha para assar aberta dentro de uma grelha dupla para peixe, a 30 cm de brasa fraca, com a pele para baixo, por vinte minutos. Vire e deixe mais vinte minutos.
Opcionalmente, experimente colocar na brasa ervas frescas da sua preferência para dar mais aroma ao defumado. Alecrim, tomilho, sálvia, manjericão e orégano combinam bastante para aromatizar.
> Conheça mais sobre o aconchego do Ribeirão da Ilha
Assim que a tainha ficar pronta, deixe esfriar e após coloque na geladeira coberta com um filme plástico. Quando a tainha estiver bem esfriada, desfaça-a com as mãos, retirando a carne em lascas e descartando a pele, as espinhas e as partes escuras. Utilizando uma travessa, misture a carne da tainha delicadamente com os demais ingredientes e se você quiser incrementar mais opcionalmente, utilize a parte branca do funcho (erva doce) em cubinhos pequenos, endro e pimenta dedo de moça sem sementes e bem picadinha.
Prove o sal. Em geral não é preciso adicionar sal, pois a carne da tainha, mesmo dessalgada, normalmente ainda estará salgada o suficiente.
Continua depois da publicidade
Deixe tomar gosto na geladeira por algumas horas ou de um dia para o outro e sirva como entrada, juntamente com o pão baguete fatiado. Se você preferir, pode passar na fatia do pão molho de maionese ou molho tártaro.