O bife ancho é uma peça de carne retirada da parte da frente do popular contrafilé. Este corte tem a sua origem na Argentina e rapidamente conquistou o paladar dos Brasileiros apreciadores da boa carne.

Continua depois da publicidade

Entre no grupo e receba as notícias de Florianópolis e região

Aqui no Brasil, o bife ancho também é conhecido como “filé de costela”. Normalmente o bife ancho é confundido com o bife de chorizo, também de origem argentina. O bife de chorizo é popular por ser mais espesso, porém o bife ancho contém uma saborosa e leve gordura no interior, que abraça as fibras da carne e confere um sabor marcante e único. Um dos segredos do bife ancho ser macio é por conter uma quantidade generosa de marmoreio, o que o torna uma carne extremamente macia e suculenta.

10 passos para ter o melhor corte bovino

A diferença entre o bife ancho e o bife de chorizo é de qual parte do animal vem o corte. O bife ancho é um corte retirado da região dianteira do gado. O chorizo é uma peça de carne estraída da área traseira do boi. A diferença crucial entre um e outro é que o bife ancho possui uma tira de gordura que faz toda a diferença. Diferentemente do chorizo, que contém apenas uma capa gordurosa na parte externa, o bife ancho possui uma tira interna de gordura. Além da suculência, a tira de gordura serve para separar duas partes de carne, ou seja, a capa e o miolo.

Continua depois da publicidade

Na hora de preparar o bife ancho, depois de salgar e o braseiro estiver no ponto, tenha o cuidado de chegar até o ponto de mal passado. Você pode fazer o mesmo na frigideira e curtir todo o seu sabor.

Confira receitas no nosso canal do Youtube

Leia também

10 passos para ter o melhor corte bovino

Panela ao fogo: cozido tradicional feito com carnes e legumes; veja receita

Dicas para preparar uma carne de panela barata e saborosa