Nos tempos difíceis em Portugal, a Açorda de Bacalhau era o sustento dos trabalhadores rurais e das pessoas mais pobres durante os meses de inverno na região do Alentejo. Os ingredientes para o seu preparo eram o pão dormido e lascas de bacalhau.
Continua depois da publicidade
Nos dias de hoje, a açorda conquistou os paladares mais exigentes e tornou-se uma verdadeira iguaria apreciada o mundo todo. A autêntica açorda é feita com alho, pequenas fatias de pão do dia anterior molhadas em água bem quente, temperadas com azeite cru, alho, sal, e coentro picado. Existem variações como na foto, onde a açorda é finalizada com ovos cozidos ou escalfado, bacalhau, pescada e sardinhas assadas. De comida de pessoas pobres, hoje a açorda é uma das melhores sopas portuguesas.
Açorda de bacalhau com ovos
Ingredientes (6 porções):
– 800 de lombo de bacalhau (duas postas)
– 6 ovos cozidos
Continua depois da publicidade
– 6 dentes de alho
– 10 colheres de sopa de azeite de oliva
– 1 molho de coentro ou salsa
– Noz moscada
– 2 pães franceses dormidos
> Leia também: Descubra alimentos e receitas para melhorar a imunidade
Modo de preparo:
Utilizando uma panela, coloque 1,2 litros de água e cozinhe as postas de bacalhau por 10 minutos. Após o cozimento, escoa a água e reserve. Em seguida retire as peles e as espinhas do bacalhau e faça lascas da sua carne e reserve. Coloque água para ferver e os ovos para cozinhar nela por 12 minutos após levantar a fervura. Pique bem os dentes de alho e o coentro. Em seguida, utilizando uma panela, adicione o azeite de oliva, o alho picado e o coentro. Refogue até o alho ficar dourado para em seguida acrescentar o bacalhau, a água do cozimento e polvilhe um pouco de noz-moscada. Deixe ferver por 5 minutos.
Para a montagem do prato, corte o pão em fatias finas e coloque-os no fundo do prato. Em seguida, regue com o caldo e após, coloque os ovos picados por cima do caldo. Sirva a açorda decorada a gosto.
Leia também:
> Saiba onde comer frutos do mar em Florianópolis