Gastronomia é sempre interessante e também é cultura. Saber as origens de vários pratos que fazem sucesso nos cardápios e que você nem faz ideia de como surgiram, também é importante e esclarecedor. Você irá ficar surpreso com algumas delas que selecionei.
Continua depois da publicidade
1) Croissant, um dos pães franceses mais famosos
Saborear um croissant no café da manhã é quase obrigatório. A origem do famoso pão de massa folhada é na Áustria, na cidade de Viena, onde foi criado no século 13 pelos padeiros Vienenses. Como então ele ficou famoso na França? É muito simples, a Rainha Maria Antonieta era Austríaca e levou o famoso pão para a França em 1770, quando casou-se com o Rei Luiz XV.
2) Lasanha é um prato criado na Itália?
Os italianos e seus descendentes choram se não comerem uma suculenta lasanha pelo menos uma vez por semana. Mas a sua origem não é na Itália. Em meados do século 14, uma receita parecida foi encontrada no livro de receitas do cozinheiro do Rei Ricardo II da Inglaterra. Alguns estudos existentes, defendem que a lasanha é mais antiga e teria a sua origem na Grécia. O que é diferente das lasanhas antigas para as modernas é a presença do molho de tomate, que só chegou na Europa após o descobrimento da América em 1492.
3) Batatas fritas
Conhecida mundialmente pelo nome em inglês por french fries (batatas Francesas) a deliciosa batata frita é uma invenção dos Belgas. Desde o século 17 era comum na região do Rio Meuse pescar pequenos peixes e fritá-los. Porém, durante o inverno, quando o rio congelava, os belgas cortavam batatas em forma de peixinhos e as fritavam na gordura. Durante a primeira guerra mundial, os soldados americanos que passaram pelo país, provaram as batatas fritas e deram o nome de batatas francesas, que era a língua oficial do exército da Bélgica naquela época.
> Infográfico mostra como o coronavírus age no corpo humano
Continua depois da publicidade
4) Acarajé é baiano?
Um dos símbolos da gastronomia e da cultura baiana, o acarajé tem sua origem no continente africano, onde é um prato sagrado feito como oferenda para os orixás.
O acarajé é um bolinho feito com feijão fradinho, cebola e sal, que depois é frito em azeite de dendê, que é derivado do àkarà da África Ocidental, que por sua vez é um derivado do não menos famoso falável árabe que chegou na África no século 7.
5) Pizza é italiana?

A pizza atual surgiu em Nápoles na Itália no século 16. Cinco mil anos antes os egípcios e gregos também já faziam seus lanches que se pareciam muito com a pizza. Babilônios e hebreus também já assavam no forno a massa feita com farinha e água.
Na idade média, a pizza chegou na Itália, onde foi aperfeiçoada, recebendo o ingrediente recém descoberto nas Américas: o tomate.
Continua depois da publicidade
6) Feijoada é uma criação dos brasileiros?
A feijoada é citada como um dos pratos mais brasileiros, uma receita que teria origem com os escravos de engenho. Porém, a história é diferente. A elite dos colonizadores portugueses era no norte de Portugal. Naquela região, é comum cozinhar carne de porco com feijão brando desde os anos 700. Quando chegaram aqui, conhecerem o nosso feijão preto e criaram a feijoada brasileira. A feijoada que tornou-se mais popular no Brasil, tendo com ingredientes e acompanhamentos farofa, arroz, couve, laranja e torresmos, foi criada no restaurante carioca G. Lobo, que ficava localizado no centro do Rio de Janeiro e foi fundado no final do século XIX.
> Champanhe, espumante ou frisante: entenda a diferença entre as bebidas
7) Bife ou filé à parmegiana foi criado na cidade de Parma na Itália?
Popular no Brasil, onde o bife batido é empanado com farinha de trigo e ovos, que depois é coberto com queijo tipo parmesão e bastante de molho de tomate temperado com um pouco de orégano, o filé à parmegiana é considerado por muitos uma receita italiana. Do nome da cidade de Parma na Itália, derivou o parmegiana, que significa aquilo ou aquele que vem de Parma na Itália e este nome se deve ao queijo utilizado na sua preparação, o queijo parmesão.
Para surpresa dos viajantes que chegam na cidade de Parma na Itália loucos para saborear o filé à parmegiana, ele não existe em Parma. Ele foi inventado pelos paulistas descendentes dos italianos para homenagear a Itália.
8) Arroz de Braga é português?
Se você chegar na cidade de Braga em Portugal e pedir um arroz de Braga, ficará surpreso. Lá não existe o famoso arroz aqui no Brasil. O que aconteceu foi o seguinte: Um cozinheiro português da cidade de Braga que veio para o Brasil, quis homenagear a sua terra natal e preparou uma das receitas que servem lá, onde o ingrediente mais comum é a carne de pato. Como aqui os brasileiros não gostaram e ele tinha dificuldade de conseguir a carne de pato, ele trocou a carne de pato pela carne de galinha e para deixar o prato mais substancioso, incluiu linguiças e deu o nome de Arroz de Braga. Com o passar do tempo, tornou-se famoso no Brasil conquistando o paladar dos brasileiros.
Continua depois da publicidade
Leia também:
> Bife a rolê, um prato saboroso e simples de preparar
> Como fazer caldo de legumes
> Quais alimentos podem ajudar a regular o nível do colesterol