Três blumenauenses participam neste sábado do Ironman World Champioship na ilha de Kailua Kona, no Havaí, na maior competição de triathlon de longa distância do mundo. Edmilson Pereira, o Pato, Gustavo Rincaweski e Gustavo Santos serão os representantes da terrinha no evento. O trio precisará nadar 3,9 quilômetros, pedalar 180 quilômetros e ainda por cima correr uma maratona inteira – pouco mais de 42 quilômetros – durante a prova.

Continua depois da publicidade

Esse Ironman é a menina dos olhos dos principais triatletas do mundo, neste ano completa 40 anos de história e nunca teve um brasileiro como vencedor. Estados Unidos (20), Alemanha (7), Austrália (7), Bélgica (3) e Canadá (3) tiveram atletas vencedores. Já no feminino, a divisão dos títulos é mais democrática, com triunfos de nome dos Estados Unidos (10), Suíça (8), Reino Unido (5), Canadá (5), Zimbábue (5), Austrália (4) e Nova Zelândia (2).

É entre as mulheres, inclusive, que está o melhor resultado do Brasil, com seis medalhas de bronze para Fernanda Keller de 1994 a 2000. Entre os homens, Thiago Vinhal e Igor Amorelli – 13º e 14º, respectivamente – têm os melhores resultados da história com índices conquistados no ano passado.

Correção: até as 9h07min deste sábado (13), o texto dizia que os triatletas teriam que nadar 3,9 mil quilômetros. Seria espetacular. Um percurso como de Blumenau até Cusco, no Peru. Mas não. Na verdade eles nadarão 3,9 quilômetros.

::: Leia mais notícias do esporte do Vale no Santa

Continua depois da publicidade